Alquimia

A alquimia era a ciência percursora da química e da medicina durante a Idade Média. Seus praticantes eram chamados de alquimistas.

Alquimia: a arte oculta da Idade Média

A Alquimia é derivada da palavra árabe al-khimia que significa química. A Alquimia foi a ciência principal da Idade Média, era a precursora da química e da medicina. Essa ciência era baseada na crença de que há quatro elementos básicos (fogo, ar, terra e água), e três essenciais: sal, enxofre e mercúrio.

Os principais objetivos dos praticantes, chamados de alquimistas, eram os seguintes:

1- Transmutação: transformar metais comuns (chumbo, cobre) em preciosos como ouro ou prata;
2 - Medicina: criar um elixir, uma poção ou um metal capaz de curar todas as doenças;
3 - Transcendência: descobrir um elixir que conduziria à imortalidade.

A substância mágica que transmutaria metais, seria a panacéia universal e a chave para a imortalidade era chamada de pedra filosofal. A busca da pedra filosofal e da capacidade de transmutação dos metais incluía não só as experiências químicas, mas também uma série de rituais: a filosofia Hermética era um dos seus alicerces, assim também como partes de Cabala e da Magia. O principal símbolo da Alquimia é a borboleta, em virtude do efeito da metamorfose (mudança).

Apesar de inúmeros esforços, os alquimistas nunca conseguiram produzir ouro. Porém, através das experiências descobriram substâncias e também inventaram instrumentos que foram muito úteis para a ciência.

A alquimia foi uma arte oculta e os alquimistas eram vistos como pessoas de hábitos estranhos, como por exemplo, passavam horas e horas contemplando uma planta. Mas a simples observação da natureza nos levaria hoje a perceber o que rege a física quântica: tudo no universo está interligado.

Por: Líria Alves