Uso do adjetivo e do advérbio

O uso do adjetivo e do advérbio está relacionado a circunstâncias distintas, porém em alguns casos, um exerce a função do outro

O uso do adjetivo e do advérbio, ambos representando as classes gramaticais que conhecemos, encontra-se sempre presente na organização de nossas ideias e na formulação de nosso pensamento. Dessa maneira, na medida em que vamos ampliando nossos conhecimentos acerca dos fatos gramaticais, vamos constatando que cada qual exerce funções distintas, e saber empregá-los corretamente representa sinal de nossa competência linguística.

No entanto, incorreções, desvios, são ocorrências passíveis de acontecer, mesmo porque a complexidade que rege tais fatos é algo que não se discute. Mediante essa realidade, ocupemo-nos em discutir o emprego de ambos os elementos. Para uma melhor compreensão, segue um exemplo:

Calmo, ele adentrou o recinto.

Eis que, assim, há um importante questionamento a fazermos:

aparentemente, “calmo” parece se referir a ele, mas não seria a forma como ele adentrou o recinto? No caso de uma resposta afirmativa, o correto seria utilizarmos o advérbio, em vez do adjetivo. 

Nesse sentido, torna-se importante relembrarmos o conceito que norteia a classe representada pelos advérbios, ora classificada como aquela palavra que modifica o verbo, o adjetivo ou até mesmo o próprio advérbio.  

Pois bem, ao chegarmos à conclusão de que o discurso necessita ser reformulado, este deverá ser assim descrito:

Calmamente, ele adentrou o recinto.
Assim, constatamos que o advérbio em questão modifica o verbo adentrar (ora flexionado).

Entretanto, há alguns casos, porém raros, nos quais o adjetivo pode ser usado no lugar do advérbio, sem que esse (o advérbio) perca a qualidade. Nesse caso, trata-se de uma ocorrência linguística denominada “derivação imprópria” – na qual há a mudança de uma dada classe gramatical para outra.

Representando-a, temos uma circunstância bastante conhecida por todos os brasileiros, manifestada por meio de uma propaganda de uma marca de cerveja, a qual diz o seguinte:

“Redondo” representa a forma como a cerveja desce

Caso se tratasse da concordância entre o adjetivo e o substantivo, poderíamos afirmar que a forma correta seria “redonda”. Contudo, o adjetivo, nesse caso, faz o papel de advérbio, ao indicar o modo como a bebida desce – “redondo”.

Aproveite para conderiri as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

10 hábitos que podem melhorar sua redação
Como resolver questões de função polinomial do 2º grau no Enem
Indicadores econômicos
Tecido Muscular
Todas as vídeo aulas

Versão completa