Coroação de Napoleão Bonaparte

A Coroação de Napoleão Bonaparte aconteceu na Catedral de Notre-Dame, em Paris, no dia 2 de dezembro de 1804 e marcou uma nova fase na França pós-revolução. Napoleão Bonaparte tornava-se imperador e expandiria os domínios franceses por todo o continente europeu. Essa coroação foi marcada por um gesto simbólico. Era costume, desde os tempos medievais, os imperadores receberem a coroa das mãos do papa. Napoleão mudou essa tradição ao retirá-la das mãos do papa e ele mesmo coroar-se imperador. Um gesto que significou seu poder sobre a sociedade francesa.

Leia também: Como foi o exílio de Napoleão Bonaparte?

Contexto histórico da coroação de Napoleão Bonaparte

O século XIX começou ainda sob os efeitos da Revolução Francesa. Logo após o período conhecido como Terror, a burguesia reassumiu a liderança da revolução por meio do Diretório. A burguesia no poder pretendia fazer um governo aliado aos militares e que impedisse qualquer ameaça do Antigo Regime ou dos jacobinos. Essa retomada da burguesia ao poder provocou uma reação dos igualitaristas. A revolta chamada de Conspiração dos Iguais pretendia alcançar a igualdade entre os cidadãos, mas foi duramente reprimida pelo Diretório.

Nesse ambiente instável na França, em 9 de novembro de 1799, aconteceu um golpe de Estado que entrou para a História como o Golpe do 18 Brumário. Começava a última fase da Revolução Francesa: o consulado. A partir desse golpe, a França foi governada por três cônsules: Napoleão Bonaparte, Emmanuel Sieyés e Roger Ducos.

Napoleão Bonaparte era um general do exército francês que se destacou por sua estratégia e vitória nas batalhas contra os inimigos que tentaram invadir a França para conter a revolução. Sua ascensão ao poder representou a estabilidade política e acabou com as revoltas populares e as reações monarquistas. Era a consolidação do poder burguês na França.

Napoleão Bonaparte foi imperador da França entre os anos de 1804 até 1815.

Em 1802, Napoleão convocou um plebiscito para que os franceses consentissem a sua sagração ao cargo de primeiro cônsul, ou seja, que ele se tornasse o chefe político francês. Com apoio popular, Napoleão alcançou seu objetivo. Isso demonstrava a sua aprovação perante o povo. Em 1804, outro plebiscito foi convocado para que os franceses autorizassem a transformação do consulado em império. A aprovação da proposta abriu caminho para que Napoleão fosse coroado imperador.

Como foi a coroação de Napoleão Bonaparte?

A coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França aconteceu em 2 de dezembro de 1804, na Catedral de Notre-Dame, em Paris. A cerimônia foi marcada pelo luxo e grandiosidade, simbolizando o poder do novo imperador. Ao escolher Notre-Dame, Napoleão quis mostrar que a sua coroação diferenciava-se das outras ocorridas na França durante o Antigo Regime, as quais aconteceram na Catedral de Remis, na capital francesa.

Ao ser coroado em uma catedral, Napoleão mostrou que seu governo seria próximo da Igreja Católica. Durante a Revolução Francesa, a Igreja foi atacada por propagandas dos revolucionários e por ações violentas contra seus templos. A própria Catedral de Notre-Dame suspendeu suas atividades religiosas por conta da revolução. De acordo com o costume das coroações anteriores, era o papa quem coroava o novo imperador, demonstrando que o poder espiritual sobrepunha-se ao terreno.

No entanto, a coroação de Napoleão rompeu com essa tradição. Ele mesmo colocou a Coroa em sua cabeça e, em seguida, coroou sua esposa Josefine ao invés do Papa Pio VII. Invertendo a ordem dos poderes, ele mostrou que, durante seu comando à frente do império francês, a Igreja estaria sob o comando do imperador.

Apesar dessas significativas mudanças na coroação de Napoleão, ele trouxe de volta algumas lembranças dos impérios romano e carolíngio. Ele utilizou duas coroas na cerimônia: uma aos moldes romanos e outra aos moldes carolíngios. Logo após sua autocoroação, Napoleão fez o juramento ao Evangelho, e, em seu discurso, exaltou os feitos da Revolução Francesa.

Reconhecendo a importância daquele momento para a História e querendo que ele fosse perpetuado, Napoleão Bonaparte chamou o pintor neoclassicista Jacques-Louis David para fazer a pintura de sua coroação. Nela se observa o novo imperador de costas para o papa enquanto coroava sua esposa, um gesto de superioridade do seu poder sobre o poder da Igreja.

A partir da coroação de Napoleão Bonaparte, a França entrava em uma nova fase. Começava a Era Napoleônica, um período marcado por reformas que beneficiaram a burguesia e pela expansão do domínio francês pelo continente, redesenhando o mapa da Europa.

A coroação de Napoleão Bonaparte aconteceu em 2 de dezembro de 1804 e representou o predomínio do poder do imperador sobre a Igreja Católica.

Resumo sobre a coroação de Napoleão Bonaparte

  • A coroação de Napoleão Bonaparte representou o início de um novo período da história francesa: Era Napoleônica (1804-1815).

  • Napoleão chegou ao poder após destacar-se no exército francês e representou os interesses da burguesia.

  • Após convocar dois plebiscitos, ele concentrou poderes, principalmente submetendo a Igreja ao seu império.

Veja também: Como foi a morte de Napoleão Bonaparte?

Exercícios resolvidos

Questão 1 – A coroação de Napoleão Bonaparte ocorreu na Catedral de Notre-Dame, em Paris. Assinale a alternativa que corretamente aponta a relação entre o novo imperador e a Igreja:

A) foi uma relação amistosa, pois Napoleão Bonaparte e o Papa Pio VII fizeram vários acordos diplomáticos.

B) ao autocoroar-se imperador, Napoleão Bonaparte demonstrou que, durante o seu governo, a Igreja Católica seria submissa ao seu poder.

C) o Papa Pio VII e o clero francês boicotaram a coroação de Napoleão como protesto contra a Revolução Francesa.

D) Napoleão recebeu a coroa do Papa Pio VII e prestou votos de fidelidade ao Vaticano.

Resolução

Alternativa B. A coroação de Napoleão Bonaparte foi cercada por simbolismos. Considerando-se as duas coroas utilizadas na cerimônia, uma aos moldes romanos e outra inspirada nos carolíngios, a autocoroação de Napoleão representou a submissão da Igreja Católica aos domínios do império francês.

Questão 2 – Assinale a alternativa que corretamente traz a classe social que mais se beneficiou com a chegada de Napoleão Bonaparte ao poder francês em 1799:

A) Burguesia

B) Proletários

C) Sans-cullotes

D) Clero católico

Resolução

Alternativa A. A burguesia retomou as rédeas da Revolução Francesa em 1799, após o período do Terror. Napoleão Bonaparte chegou ao poder como representante da burguesia e usando suas forças para estabilizar a política e impedir o retorno do Antigo Regime.

Por: Carlos César Higa

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Paralelepípedo
Fogos de artifício e o perigo de explosões
Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos
O que é pragmatismo?
Todas as vídeo aulas

Versão completa