Cerrado e as águas do Brasil

Existe uma importante relação entre o cerrado e as águas do Brasil, pois é esse domínio que abriga as nascentes e reservas de boa parte dos rios do país.

Visão aérea do Rio Araguaia, que se origina nos domínios do Cerrado

O cerrado é um bioma e também um domínio morfoclimático localizado no território brasileiro que pertence ao grupo de vegetações savânicas existentes no mundo. Para muitos, a relação entre o cerrado e as águas do Brasil é de fundamental importância, pois seria esse bioma o responsável pela manutenção de alguns dos principais cursos d'água e reservas hídricas do país.

Para muitos, o cerrado é considerado “a caixa d'água do Brasil”. Essa denominação acontece porque a sua área de abrangência abriga nascentes que abastecem boa parte dos rios brasileiros, totalizando oito bacias hidrográficas dentre as doze grandes bacias que se localizam em território nacional. Como o relevo da sua região é, em maior parte, planáltico e com altitudes relativamente acentuadas, o escoamento dessas águas superficiais é rapidamente realizado.

O principal exemplo de rio abastecido pelo Cerrado é o São Francisco. O “velho chico”, como é popularmente chamado, tem 90% de suas águas oriundas desse bioma, mas apenas 55% de sua extensão encontra-se nele localizada. O mesmo acontece com rios importantes da Bacia do Paraná e do Paraguai, que, juntas, formam a Bacia do Prata, uma das mais importantes do continente sul-americano.

Além dos rios, outro componente das bacias hidrográficas altamente dependente do Cerrado é o Aquífero Guarani, que ocupa uma área de 1,2 milhão de km² e armazena uma quantidade muito elevada de água, estimada em 40 trilhões de km³. Esse aquífero, que se situa em grande parte no Cerrado, abastece regiões importantes do país e é vital para o andamento das atividades produtivas e até para o uso residencial.

Diante de tantos fatos, é desnecessário dizer que a preservação do Cerrado é de fundamental importância para a conservação dos recursos hídricos do Brasil. No entanto, a maior parte de sua área de ocupação original foi devastada, dando lugar à prática agropecuária. É preciso, pois, proteger as suas áreas atualmente restantes, de modo que os impactos de seu desmatamento não prejudiquem a oferta hídrica no país e causem problemas ainda mais graves de falta de água, o que vem se tornando um problema cada vez mais frequente no território brasileiro.

Confira a seguir a lista dos grandes rios e suas bacias hidrográficas que são abastecidos pelo Cerrado:

- Rio Xingu – Bacia Amazônica

- Rio Tocantins – Bacia do Tocantins-Araguaia

- Rio Araguaia – Bacia do Tocantins-Araguaia

- Rio São Francisco – Bacia do São Francisco

- Rio Parnaíba – Bacia do Parnaíba

- Rio Gurupi – Bacia Atlântico leste ocidental

- Rio Jequitinhonha – Bacia do Atlântico leste

- Rio Paraná – Bacia do Paraná e, por extensão, a Bacia do Prata

- Rio Paraguai – Bacia do Paraguaia e, também, a Bacia do Prata

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

“Vim” ou “vir”: qual a diferença?
Pré-Enem | Equação e função polinomial do segundo grau
Taylorismo
Fórmulas de Física para arrasar nas provas
Todas as vídeo aulas

Versão completa