Fundamentos da óptica geométrica

O Sol é uma fonte de luz primária

Em Física, a óptica geométrica está diretamente relacionada aos fenômenos de propagação retilínea da luz, não levando em consideração seu caráter ondulatório. Na óptica geométrica supomos que a luz esteja se propagando em linha reta e que ela obedeça às leis de reflexão e refração. Assim, dizemos que quando ela encontra um objeto, pode ser absorvida, refletida ou refratada.

Fonte luminosa


Qualquer objeto que produza luz ou esteja refletindo luz é chamado de fonte luminosa. Como exemplo, podemos citar a chama de uma vela, uma lâmpada que está acesa e o Sol. Um quadro, a Lua ou até mesmo uma pessoa podem também ser chamados de fontes luminosas, desde que estejam refletindo a luz que recebem de uma fonte luminosa.

Ponto Luminoso

Uma fonte luminosa muito pequena ou que está a uma distância muito grande dos objetos que ilumina é chamada de ponto luminoso. Um exemplo básico que podemos citar é uma estrela ou uma lâmpada acesa de uma lanterna distante. É importante saber que a luz emitida por um ponto luminoso é emitida em todas as direções.

Fonte extensa

Chamamos de fonte luminosa extensa uma fonte cujas dimensões não podem ser desprezadas. Ou seja, o seu tamanho é da mesma ordem de grandeza que a distância que ela se encontra do objeto que ilumina. A lâmpada fluorescente é um exemplo.

Raios de luz

Podemos definir o raio de luz como sendo a reta orientada e que está associada à direção e ao sentido de propagação da luz.


Um ponto luminoso emite luz em todas as direções
Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Função Cosseno
Caatinga
Isomeria espacial
Espelhos esféricos: convexos
Todas as vídeo aulas

Versão completa