Aberração cromática

Aberração cromática é um fenômeno no qual os raios de luz de diferentes comprimentos de onda são transmitidos em pontos focais diferentes.

A aberração cromática é um fenômeno óptico

A refringência é uma propriedade dos meios ópticos que mede a capacidade das lentes de divergir ou convergir um feixe de luz incidente. Quanto maior a refringência de um meio, maior é o seu índice de refração e a sua capacidade de desviar a direção dos feixes de luz.

As lentes não conseguem focalizar diferentes cores no mesmo ponto focal. Isso ocorre porque o índice de refração de qualquer meio óptico apresenta uma dependência com o comprimento de onda da luz incidente sobre ele.

Como ocorre a aberração cromática?

Quando a luz incide sobre um meio óptico transparente e homogêneo, sua velocidade diminui por causa da dispersão da luz. Juntamente a essa desaceleração e de acordo com o ângulo de incidência da luz, pode haver um deslocamento lateral da direção dos feixes luminosos.

Esse deslocamento lateral depende do índice de refração do meio, e esse índice depende da “cor” da luz transmitida por ele. O índice de refração para a cor azul, por exemplo, é maior que o mesmo índice para a cor vermelha. Assim sendo, o desvio lateral é diferente para essas duas cores, assim como para todos os outros comprimentos de onda do espectro visível.

Por causa desse tipo de comportamento, raios de luz de diferentes comprimentos de onda não cruzarão o mesmo ponto focal após serem transmitidos pelas lentes, gerando um aspecto borrado, como se as cores dos objetos estivessem deslocadas.

Observe a figura a seguir que apresenta a fotografia de um prédio. Ela parece desfocada porque as diferentes cores, no momento da captura da imagem, cruzaram diferentes pontos focais.

O diagrama a seguir mostra uma lente delgada (fina) sendo atravessada por três feixes de luz: verde, azul e vermelho, caracterizando a luz branca (policromática). Como o índice de refração é maior para a luz azul, o foco para o comprimento de onda da faixa do azul surge mais próximo à lente:

O resultado da divergência dos feixes de cores diferentes produz imagens desfocadas e com as cores deslocadas.

Corrigindo a aberração cromática

Felizmente, é possível corrigir a aberração cromática. O uso de lentes delgadas (finas) e com índices de refração baixos reduz a percepção desse fenômeno. Também é possível fazer a justaposição (junção) de lentes com diferentes comprimentos de onda. Quando acopladas, lentes com vergências diferentes podem reduzir a aparência manchada causada pela aberração cromática.

Porém, para a correção de duas cores, é necessário fazer a justaposição de duas lentes. Para um ajuste mais preciso (de três cores), seriam necessárias três lentes com índices de refração distintos.

Por: Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Capitalismo: o que é, origem e características
Primeira Guerra Mundial
Sistema Reprodutor Feminino
Leis de Newton no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa