Temas de inglês que mais caem no Enem

Preparar-se para a prova do Enem significa ter intimidade com sua estrutura e fazer, por exemplo, um levantamento dos temas que mais caem. Dessa forma, é importante recorrer ao banco de provas aplicadas nos anos anteriores, que ficam, inclusive, disponíveis no site oficial. No que diz respeito à prova de língua inglesa do Enem, é perceptível que a temática recorrente está voltada, sobretudo, para os gêneros textuais e algumas fontes.

Logo, a estratégia mais eficiente de estudo para a prova de língua inglesa está no levantamento e na organização dos sites que mais aparecem nas questões ou os tipos de sites e a leitura de diferentes gêneros textuais, tendo contato com diferentes tipos de linguagem.

Leia também: Dicas de inglês para o Enem

Temas que mais caem na prova de inglês do Enem

A prova do Enem é, de fato, uma prova que demanda do candidato conhecimentos que estão além das estruturas gramaticais da língua inglesa (por exemplo, se ele sabe utilizar o present perfect corretamente). Espera-se do candidato uma boa performance interpretativa de variados gêneros textuais e linguagens (verbais, não verbais, sincréticas). Consequentemente, é necessário que o candidato aplique seus conhecimentos de mundo e consiga mobilizar esses gêneros textuais, sabendo ler uma notícia, uma canção, um cartum, entre outros formatos, e depreender aquilo que é pedido no enunciado de cada questão.

Aliás, tenha em mente que o enunciado costuma vir escrito em língua portuguesa. Sempre leia o enunciado e as alternativas antes de ler o texto, pois, dessa forma, você fará uma leitura com um objetivo bem delimitado, poupando tempo.

Além disso, podemos estabelecer uma outra estratégia de estudo para a prova de língua inglesa. De 2015 a 2019, percebe-se que a recorrência de elementos está mais voltada para os gêneros, com questões de interpretação. Raramente apareceram questões unicamente voltadas para algum aspecto gramatical.

Dito isso, você observará na lista seguinte links de páginas de notícias da língua inglesa. Esses links são dos sites de notícias que apareceram entre os anos de 2015 e 2019. Sugere-se que você leia diferentes notícias e matérias dessa lista para se manter atualizado e melhorar sua fluência de leitura em inglês, além de melhorar também seu vocabulário da língua.

→ Lista com sites de notícias mais recorrentes e/ou importantes da prova de inglês no Enem (2015-2019)

Essa lista pode ser útil nos seus estudos, mas não deve ser seu único foco. Se você também tem dificuldades gramaticais, é importante que você alie as duas coisas. Afinal, para fazer uma boa interpretação, é necessário que você conheça bem a língua inglesa.

Se você tem um bom repertório de gêneros textuais, com certeza, isso lhe ajudará durante a prova. Vamos ver isso na prática a seguir.

Veja também: Como estudar inglês para o Enem

Exemplos de questões da prova de inglês do Enem

→ Questão da prova de inglês de 2019 (caderno azul)

No cartum, o estudante faz uma pergunta usando turn this thing on por

A) Suspeitar que o colega está com seu material por engano.
B) Duvidar que o colega possa se tornar um bom aluno.
C) Desconfiar que o livro é levado de outra matéria.
D) Entender como desligada a postura do colega.
E) Desconhecer como usar um livro impresso.

Resolução:

A primeira coisa a fazer é ler o enunciado e as alternativas. Nesse caso, é uma pergunta voltada para uma frase do cartum. O segundo passo é reconhecer o gênero textual: um cartum. Dessa forma, entende-se que no cartum há uma quebra do sentido esperado para criar algum efeito humorístico, por exemplo.

Ao traduzir a frase do enunciado, temos: “ligar esta coisa”. Pensando em ligar algo, poderia ser um computador, um celular, entre outros objetos eletrônicos. No entanto, eles estão segurando o que em mãos? Um livro. Então, devemos nos perguntar se um livro impresso é um objeto que pode ser ligado/desligado? Obviamente, não. Logo, a quebra ocorre justamente aí: no desconhecimento das novas gerações acerca do livro impresso, já que se trata de uma geração que lê seus livros em notebooks, kindles, celulares. Tendo essa interpretação em mente, entre todas as alternativas elencadas, a única resposta possível seria a letra E.

Agora, vamos ver uma questão da lista de sites que indicamos:

→ Questão da prova de inglês de 2019 (caderno azul)

LETTER TO THE EDITOR: Sugar fear-mongering unhelpful
By The Washington Times Tuesday, June 25, 2013

 In his recent piece “Is obesity a disease?” (Web, June 19), Dr. Peter Lind refers to high-fructose corn syrup and other “manufactured sugars” as “poison” that will “guarantee storage of fat in the body.” Current scientific research strongly indicates that obesity results from excessive calorie intake combined with a sedentary lifestyle. The fact is Americans are consuming more total calories now than ever before. According to the U.S. Department of Agriculture, our total per-capita daily caloric intake increased by 22 percent from 2,076 calories per day in 1970 to 2,534 calories per day in 2010 — an additional 458 calories, only 34 of which come from increased added sugar intake. A vast majority of these calories come from increased fats and flour/ cereals. Surprisingly, the amount of caloric sweeteners (i.e. sugar, high-fructose, corn syrup, honey, etc.). Americans consume has actually decreased over the past decade. We need to continue to study the obesity epidemic to see what more can be done, but demonizing one specific ingredient accomplishes nothing and raises unnecessary fears that get in the way of real solutions.
JAMES M. RIPPE
Shrewsbury, Mass.

Disponível em: www.washingtontimes.com. Acesso em: 29 jul. 2013 (adaptado).

Ao abordar o assunto “obesidade”, em uma seção de jornal, o autor:

A) Defende o consumo liberado de açúcar.
B) Aponta a gordura como o grande vilão da saúde.
C) Demonstra acreditar que a obesidade não é preocupante.
D) Indica a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto.
E) Enfatiza a redução de ingestão de calorias pelos americanos.

Resolução:

Primeiramente, leia o enunciado e as respostas. Observe que estamos diante de uma seção de jornal. Qual seção? Letter to the editor, ou seja, é uma carta ao editor do jornal. Portanto, esse é o gênero textual da questão. Assim, precisamos pensar que tipo de informação uma carta ao editor tem: autor (destinador), destinatário, data, local, pode ser uma carta para elogiar alguma matéria ou criticar, etc.

O tema da carta está relacionado com a obesidade. O que você sabe sobre esse tema? Entre as alternativas, qual delas corrobora o ponto de vista apresentado pela carta?

Ao longo do texto, o autor da carta indica que os americanos estão consumindo mais calorias atualmente e que diminuíram a quantidade de consumo de açúcar nos últimos anos. Logo, o possível vilão da história, pelos estudos recentes, seria o consumo total de calorias diário. A frase-chave para responder à questão está no seguinte trecho:

We need to continue to study the obesity epidemic to see what more can be done, but demonizing one specific ingredient accomplishes nothing and raises unnecessary fears that get in the way of real solutions.

Isso significa que o autor da carta “indica a necessidade de mais pesquisas sobre o assunto”.

Veja que as duas questões foram retiradas da última prova do Enem, em 2019. Não existe um fio temático entre elas. Uma fala de modernidade vs. tradicional (livro eletrônico vs. livro impresso) e a outra fala sobre a obesidade. As outras questões abordam: animais de estimação influenciando a saúde de seus donos, morte de um amigo, diferentes formas de educar uma criança. Logo, a melhor estratégia de estudo está na leitura de diferentes sites de notícias e de variados gêneros: músicas, notícias, cartas, cartuns, poemas, trechos de livros, etc.

Por: Patricia Veronica Moreira

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Figuras de Construção ou de Sintaxe
História de Goiás: transferência da capital e construção de Goiânia
Sistema reprodutor masculino
Força de atrito
Todas as vídeo aulas

Versão completa