Tecido conjuntivo

Tendão: tecido conjuntivo denso modelado.

O tecido conjuntivo é caracterizado pela presença de células, de diversos tipos, na matriz - material este sintetizado por algumas delas. Ela é formada por uma região denominada substância fundamental amorfa e fibras proteicas.

Funções como proteção, sustentação, nutrição, defesa e preenchimento são atribuídas a este tecido, classificado em tecido conjuntivo propriamente dito e em tecidos conjuntivos especiais.

Tecido conjuntivo propriamente dito:

É subdividido em tecido propriamente dito frouxo e denso. O primeiro, de aspecto viscoso, é o mais frequente em nosso corpo, e preenche espaço entre tecidos; nutre células, envolve nervos, músculos e vasos; auxilia no processo de cicatrização e protege contra substâncias e organismos estranhos. Possui três tipos de fibras: colágenas, elásticas e reticulares.

O tecido denso pode ser modelado ou não modelado, de acordo com a disposição das fibras colágenas e células denominadas fibroblastos. O primeiro está presente em tendões e o segundo, na derme.

Tecidos conjuntivos especiais:

São quatro os representantes deste grupo:

O tecido ósseo exerce função de sustentação e funciona como um reservatório de cálcio. Rico em vasos sanguíneos, regenera-se com facilidade. Pode ser compacto ou esponjoso, macroscopicamente falando.

O tecido adiposo possui células com vacúolos de gordura, denominadas adipócitos. Estas armazenam energia, em momentos de indisponibilidade de glicose, protegem órgãos, funcionam como isolantes térmicos e produzem uma gama de hormônios, como a leptina: o hormônio antiobesidade.

O cartilaginoso é firme e possui certa maleabilidade. Sustenta, reveste e auxilia o crescimento de alguns ossos. Não é irrigado e está presente na moleira (em bebês), nariz, epiglote, dentre outros locais.

Finalmente, o tecido hematopoiético é responsável pela formação de plaquetas, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e linfócitos, esses últimos responsáveis pela defesa imunitária. É encontrado na medula óssea, em alguns ossos e em órgãos linfáticos.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Propriedade distributiva da multiplicação - “Chuveirinho”
Aspectos naturais da Europa
Artrópodes
O super-homem de Nietzsche
Todas as vídeo aulas

Versão completa