Panda-vermelho

O panda-vermelho é um animal que está, atualmente, classificado como “em perigo de extinção”. Pode ser encontrado no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.

O panda-vermelho é uma espécie arborícola. O animal passa a maior parte do dia em cima de árvores.

O panda-vermelho (Ailurus fulgens) é uma espécie de mamífero encontrada em florestas montanhosas no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal. A espécie se destaca por sua coloração típica, apresentando a região superior marrom-avermelhada, a região ventral preta, pernas pretas e rosto branco com manchas marrom-avermelhadas sob o olho.

Esse animal possui cabeça redonda, orelhas pontiagudas e focinho curto. É um animal tímido, solitário e territorialista. Apresenta-se mais ativo ao entardecer, amanhecer e durante a noite. Apesar de ser onívoro, a maior parte de sua alimentação baseia-se no consumo de bambu. Atualmente, a espécie está classificada como “em perigo” pela IUCN.

Leia também: Coala — solitário e arborícola, o marsupial pode dormir mais de 20 horas por dia

Resumo sobre o panda-vermelho

  • O panda-vermelho (Ailurus fulgens) é um mamífero pertencente à ordem Carnivora, família Ailuridae e gênero Ailurus.

  • Apresenta cabeça redonda, focinho curto e orelhas eretas e pontiagudas.

  • O panda-vermelho apresenta um falso polegar.

  • Apesar de ser um animal onívoro, a maior parte da dieta do panda-vermelho é composta de bambu.

  • Esses animais passam a maior parte de seu tempo vivendo em árvores.

  • Pandas-vermelhos reproduzem-se apenas uma vez ao ano, e a gestação dura entre quatro e cinco meses.

  • O panda-vermelho está classificado como “em perigo” pela IUCN.

Características do panda-vermelho

O panda-vermelho (Ailurus fulgens) é um mamífero pertencente à ordem Carnivora, família Ailuridae e gênero Ailurus. Tem entre 56 e 62 cm de comprimento, cauda longa de 37 a 47 cm, e seu peso varia entre 3,7 a 6,2 kg. Sua cabeça é redonda, o focinho é curto, e as orelhas são eretas e pontiagudas.

O animal apresenta algumas características marcantes, principalmente na sua coloração:

  • Na parte superior do corpo, sua pelagem é marrom-avermelhada.

  • No rosto, a coloração dos seus pelos é predominantemente branca.

  • Possui marcas marrom-avermelhadas sob os olhos.

  • Os pelos do ventre do animal são pretos.

  • Suas patas também são pretas, mas as solas dos pés têm pelos densos e brancos.

  • A cauda do panda-vermelho apresenta anéis com pelos de cores alternadas entre vermelho e amarelo.

Hábitos do panda-vermelho

Pandas-vermelhos adultos raramente interagem com outros indivíduos da espécie, sendo animais considerados solitários. Além disso, a espécie é considerada tímida e territorial. Apresenta-se mais ativa durante o amanhecer, entardecer e noite. A comunicação entre os indivíduos inclui marcação por meio de urina, fezes e secreções glandulares, além de exibições visuais.

Veja também: Reino animal — grande grupo que contém mais de 1 milhão de espécies conhecidas

Onde o panda-vermelho vive?

O panda-vermelho é um animal essencialmente arborícola, estando, segundo a IUCN, intimamente associado a florestas montanhosas com sub-bosque denso de bambu. Ainda de acordo com a IUCN, as florestas de coníferas/abetos parecem ser suas preferidas. O panda-vermelho, atualmente, é encontrado no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.

Alimentação do panda-vermelho

O panda-vermelho se alimenta basicamente de bambu.

O panda-vermelho é um animal onívoro, ou seja, se alimenta de elementos de origem vegetal e também de origem animal. Apesar do hábito onívoro, cerca de 98% da sua dieta é constituída de bambu, e ele alimenta-se, principalmente, de folhas novas e brotos dessa planta. Também fazem parte da alimentação desse animal algumas frutas, raízes, líquens, insetos e ovos de pássaros.

Reprodução do panda-vermelho

Pandas-vermelhos reproduzem-se apenas uma vez ao ano, e a gestação dura entre quatro e cinco meses. A ninhada é composta normalmente de um a quatro filhotes. A época de acasalamento ocorre no início do inverno, e fêmeas e machos acasalam-se com mais de um parceiro durante a temporada.

Antes do parto, a fêmea inicia a construção de um ninho, onde o filhote permanecerá por cerca de 90 dias. Logo após o nascimento, a fêmea permanece próximo ao seu filhote cerca de 60 a 90% do dia. Após uma semana, as fêmeas começam a passar mais tempo distantes do ninho, retornando de tempos em tempos para alimentar seu filhote. Mãe e filhote permanecem juntos até o início da próxima estação reprodutiva.

O panda-vermelho está em extinção?

Atualmente, o panda-vermelho está classificado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como em perigo de extinção. A tendência populacional é de decréscimo, estando essa queda relacionada, entre outros motivos, com a redução de seu habitat e a caça furtiva. Animais domésticos também podem atacar o panda-vermelho, contribuindo, desse modo, para a redução da população.

Saiba mais: Animais em extinção no Brasil e no mundo — causas e exemplos

Curiosidades sobre o panda-vermelho

  • Camuflagem: a coloração do panda-vermelho é uma importante forma de defesa contra os predadores. Os tons de seus pelos facilmente se misturam com a folhagem local, a qual se destaca pelas cores amarela, laranja e vermelha, além da presença do líquen branco e do musgo vermelho. A região ventral na cor preta faz com que esses animais não sejam vistos facilmente de baixo para cima.

  • Falso polegar: uma característica interessante desses animais é a presença de um falso polegar, formado por uma extensão do osso sesamoide. Esse falso polegar é extremamente importante para o animal, pois ele o utiliza para arrancar folhas de bambu e também para se agarrar às árvores.

  • Expectativa de vida: o panda-vermelho vive uma média de oito a dez anos. Considera-se que a espécie chega a alcançar no máximo 14 anos de vida.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Tarsila do Amaral
Projeção ortogonal
América do Norte
Dilema do prisioneiro
Todas as vídeo aulas

Versão completa