Cúrcuma

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma especiaria conhecida principalmente pelo seu uso medicinal.

A cúrcuma é utilizada por algumas pessoas para aumentar a imunidade.

A cúrcuma é uma planta condimentar oriunda da Índia. É conhecida pelo seu potencial corante, como especiaria e pelos seus benefícios medicinais, principalmente por causa de suas características antimicrobianas e antioxidantes.

O uso da cúrcuma ainda é pouco conhecido, sendo a Índia o principal país consumidor. No Brasil, apesar da pouca relevância econômica, pode ser encontrada em diversos estados brasileiros. Goiás é o maior estado produtor, sendo o principal município produtor o de Mara Rosa. A planta foi inserida ainda na época da colonização portuguesa.

A cúrcuma possui diversas outras denominações populares, como: açafroa, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, falso-açafrão, gengibre-dourado, gengibre-amarelo, batatinha-amarela, mangarataia, turmérico e turmerique.

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável

Resumo sobre cúrcuma

  • A cúrcuma é uma herbácea pertencente à família Zingiberaceae, e seu nome científico é Curcuma longa.

  • Vem demonstrando diversas funções farmacológicas e, dessa forma, tem sido utilizada para vários fins.

  • Destaca-se pelos seus efeitos anti-inflamatórios e pelo potencial para desenvolvimento de medicações.

  • Seus principais componentes são os curcuminoides, descritos como antioxidantes.

  • Sua função fitoterápica traz diversos benefícios à saúde, tanto em pessoas saudáveis como naquelas que possuem alguma enfermidade.

Características da cúrcuma

A cúrcuma é uma erva com caule do tipo rizoma, que funciona como um caule subterrâneo de formato cilíndrico, parecido com uma raiz, que geralmente cresce sobre o solo ou logo abaixo dele. É nessa porção que encontramos a curcumina.

Não é produtora de semente, pois seus órgãos sexuais são enfraquecidos. Quando estão maduros, os rizomas têm coloração interna próxima ao amarelo e ao vermelho-alaranjado e cor externa acinzentada a esverdeada. Suas folhas são longas, não caem e exalam cheiro agradável quando maceradas devido aos seus óleos essenciais. Suas flores podem ser brancas ou amarelas.

É considerada uma planta de clima tropical úmido, desenvolvendo-se melhor entre 20 e 30 °C.

Para que serve a cúrcuma?

A cúrcuma em pó e seus extratos podem ser utilizados em alimentos, como em fórmulas condimentares (a exemplo do curry), em sorvetes e em bebidas, por exemplo. Já a curcumina purificada, um corante sem aroma, pode ser um substituto de corantes alimentícios artificiais, podendo ser utilizada também na área de tecelagem para tingimento e no mercado de aromas e perfumes.

Benefícios da cúrcuma

Os benefícios da cúrcuma são muitos e estão descritos em diversos estudos e artigos científicos. A cúrcuma é:

  • antidiarreica;

  • diurética;

  • anti-inflamatória;

  • antibacteriana;

  • antiviral;

  • antifúngica;

  • antitumoral;

  • anticonvulsivante;

  • antiartrítica;

  • redutora dos níveis de colesterol;

  • sedativa;

  • ativa no sistema imune;

  • antioxidante;

  • neuroprotetora;

  • antidepressiva.

Leia também: Fibras alimentares e sua importância para o organismo

Modo de utilização da cúrcuma

O emprego clínico e a posologia variam a depender do tipo de tratamento, podendo ser por meio de decocção do rizoma (planta fervida junto com a água), tintura (preparada com álcool, que atua extraindo seus princípios ativos sem perder suas propriedades), pó micronizado (moagem ultrafina reduzindo o volume pela metade, mantendo os gramas), extrato seco e extrato padronizado (geralmente disponíveis em cápsulas no mercado) e extrato fluido.

O metabolismo da cúrcuma acontece principalmente no fígado, junto à microbiota intestinal, e sua biodisponibilidade no organismo pode variar de acordo com os fatores relacionados ao modo de consumo. A cúrcuma tem potencial para ser utilizada como droga alternativa no tratamento de algumas doenças e em pessoas totalmente saudáveis, melhorando seu bem-estar.

Malefícios e contraindicações da cúrcuma

Entre os efeitos colaterais e as contraindicações está a fotossensibilidade causada nos usuários, com a possibilidade do aparecimento de alterações na pele quando há exposição ao Sol. O uso também pode agravar os sintomas estomacais de indivíduos já sensibilizados e, em casos de longa exposição, gerar úlceras gástricas, tornando-se assim restrita a essa população. A cúrcuma é contraindicada aos portadores de distúrbios hemorrágicos, grávidas, lactantes e crianças, devido ao seu potencial como estimulante hormonal, podendo inclusive induzir o aborto.

Em altas concentrações, pode ser neurotóxica ou provocar dermatite de contato alérgica e não é recomendada a indivíduos que apresentem histórico de alergias ou sensibilidade a qualquer componente da planta.

Existe ainda a possibilidade de interação medicamentosa principalmente em usuários de fármacos anticoagulantes, anti-inflamatórios não esteroidais, imunossupressores, antivirais, antibióticos e medicamentos utilizados para o tratamento do câncer. As interações podem interferir na absorção dos medicamentos, aumentar a suscetibilidade a sangramentos, reduzir o efeito ou mesmo elevar a intensidade da ação das drogas.

Leia também: Perigos das plantas medicinais

Cúrcuma x açafrão

Açafrão verdadeiro.

A denominação da cúrcuma pode variar de acordo como a região de cultivo e consumo. A Curcuma longa é uma planta que pertence à família das Zingiberaceae, sendo popularmente conhecida como açafrão-da-índia, açafrão, açafrão-da-terra, gengibre-dourado e cúrcuma. Entretanto, a cúrcuma é confundida no Brasil com outra espécie, denominada Crocus sativus, também conhecida como açafrão verdadeiro, que é proveniente dos estigmas de uma planta de flor roxa ou violeta, que floresce em outubro. São duas plantas distintas, porém com propriedades semelhantes.

Por: Aline Oliveira Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Quincas Borba | Análise Literária [Fuvest]
Arranjo com repetição
Governo Médici (1969-1974)
Estequiometria: reações consecutivas/sucessivas
Todas as vídeo aulas

Versão completa