Classificação dos artrópodes

Existem diferentes formas de classificação dos artrópodes. A forma mais recente divide esses animais em três grupos: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos.

As borboletas são insetos, exemplos de artrópodes do grupo dos pancrustáceos

Os artrópodes são um grupo de invertebrados que surpreende pelo número de representantes. Estima-se que exista mais de um milhão de espécies descritas nesse grupo, o qual, em sua grande maioria, é constituído por insetos. Os artrópodes possuem exoesqueleto quitinoso, órgãos sensoriais desenvolvidos, como olhos e receptores olfativos, e apêndices articulados.

Classificação dos artrópodes

Existem diferentes formas de classificar os artrópodes, com várias hipóteses de parentesco entre os grandes grupos. Consideraremos a hipótese mais recente que utiliza dados moleculares e divide os artrópodes em três grandes grupos: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos.

⇒ Quelicerados: Os quelicerados apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdome, não possuem antenas, e a maioria deles apresenta olhos simples. Eles recebem essa denominação por possuírem estruturas que funcionam como pinças denominadas quelíceras.


As aranhas são aracnídeos do grupo dos quelicerados

A maioria dos quelicerados modernos estão agrupados como aracnídeos. Como representantes, podemos citar os escorpiões, aranhas e carrapatos. Eles apresentam duas quelíceras, dois pedipalpos, os quais se relacionam com alimentação, defesa e reprodução, e quatro pares de patas.

⇒ Miriápodes: Os miriápodes incluem animais terrestres que apresentam corpo alongado, três apêndices modificados como partes bucais, um par de antenas e numerosas patas. Podemos dividir esses animais em dois grupos:


Os diplópodes são miriápodes que apresentam dois pares de pata por segmento

- Milípedes ou diplópodes: Apresentam dois pares de pata por segmento e alimentam-se de material vegetal. Como exemplo, podemos citar o embuá.

- Centípedes ou quilópodes: Apresentam um par de patas por segmento e são carnívoros. Os centípedes podem injetar veneno em sua presa, o que os auxilia na captura do alimento. Um exemplo desses animais é a lacraia.

⇒ Pancrustáeos: Nesse grupo, encontramos crustáceos e insetos, grupos que, segundo estudos filogenéticos, estão relacionados.

Crustáceos: Apresentam representantes que vivem em ambientes terrestre, marinhos e de água doce. Como exemplo, podemos citar as lagostas, caranguejos e camarões. Destacam-se por apresentarem dois pares de antenas, um exoesqueleto resistente, endurecido com carbonato de cálcio, e um corpo dividido em cefalotórax e abdome.


Os crustáceos possuem exoesqueleto bastante resistente

Insetos: Os insetos apresentam como característica marcante seis pares de pata, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e um par de antenas. Eles são encontrados em praticamente todos os ambientes terrestres e aquáticos e, apesar de raros, também ocorrem em ambiente marinho. Como exemplo, podemos citar as borboletas, baratas e grilos.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Bissetriz de um ângulo
Panteras Negras
Macetes para estudar Química e arrasar no Enem
Movimento circular uniformemente variado
Todas as vídeo aulas

Versão completa