Ciclo do fósforo

Ciclo do fósforo

O fósforo é um elemento muito importante para os seres vivos. Ele participa da composição dos ácidos nucleicos, do ATP e dos fosfolipídios, além de fazer parte da constituição de dentes e ossos nos animais. Esse mineral é encontrado na natureza na forma de íon fosfato (PO43-) e é conseguido através da dissolução das rochas.

Esses íons ficam disponíveis no solo e na água, e as plantas os absorvem para serem utilizados em suas sínteses. Já os animais obtêm os íons fosfatos através da água e dos alimentos, por meio da cadeia alimentar.

O fósforo é devolvido ao ambiente por meio dos organismos decompositores que degradam a matéria orgânica oriunda da excreção e da morte das plantas e animais. Uma parte desse fósforo é reciclada no próprio ecossistema, entre as plantas, o solo, os consumidores e decompositores. Outra parte desse fósforo é levada pela água da chuva para lagos e mares, onde pode se incorporar às rochas. Esses íons podem voltar para os ecossistemas terrestres através de processos geológicos, como elevação do leito do mar, abaixamento do nível das águas, dentre outros.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Paula Louredo Moraes

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Possíveis temas para a redação do Enem 2019
Função Modular
Quem foi Santos Dumont?
Retórica
Todas as vídeo aulas

Versão completa