Bioluminescência

A bioluminescência pode ser definida como um processo realizado pelos organismos vivos em que ocorre a emissão de luz fria e visível. Esse processo relaciona-se com a comunicação.

Os vaga-lumes são insetos bastante conhecidos por sua bioluminescência

Você sabia que alguns seres vivos apresentam a capacidade de emitir luz? Essa capacidade é conhecida como bioluminescência e apresenta como papel primordial a comunicação biológica, como defesa, atração de presas e atração sexual.

Em quais organismos a bioluminescência ocorre?

A bioluminescência pode ser observada principalmente no ambiente marinho, ocorrendo em bactérias, fungos, algas, cnidários, moluscos, artrópodes e peixes. É também observada no ambiente terrestre, ocorrendo em fungos, moluscos e insetos.

Os insetos, sem dúvida, é a classe de organismos terrestres que mais apresenta espécies bioluminescentes. Alguns apresentam a capacidade de produção de luz em órgãos especializados; outros emitem luz pela ingestão de outros organismos luminescentes. Nesse último caso, observamos que a luminescência não pode ser controlada pelo animal.

Como a bioluminescência é gerada?

A bioluminescência acontece graças a reações químicas exotérmicas em que ocorre a oxidação de uma molécula orgânica. Nessas reações químicas, a energia das ligações dos compostos orgânicos é convertida em luz visível. As moléculas, denominadas de luciferinas, são oxidadas e produzem moléculas excitadas, que decaem e emitem luz. As enzimas que catalizam essa reação são as luciferases.

É importante salientar que existem diferentes luciferases, as quais variam, entre outros fatores, na sua natureza química. Por essa razão, é possível perceber que a bioluminescência surgiu em diferentes grupos de forma independente várias vezes durante a evolução dos organismos vivos.

  • Bioluminescência dos vaga-lumes

Nos vaga-lumes, a luciferina associa-se à enzima luciferase e ao ATP. A luciferase promove a oxidação da luciferina. Posteriormente ocorre a dissociação do complexo e é eliminada uma molécula de dióxido de carbono. A oxiluciferina que resultou do processo excita-se. Posteriormente há a desexcitação dessa molécula e a emissão de luz.

Como a bioluminescência tem sido usada pelo homem?

O homem tenta usar a bioluminescência de várias formas, sendo uma delas a utilização de luciferases para identificar processos biológicos. Basta unir a enzima a um anticorpo, por exemplo, que é possível identificar uma doença. A luciferase, nesse caso, é usada como marcador. A bioluminescência também tem sido observada por pesquisadores que querem utilizar essa forma de luz natural para produzir, por exemplo, uma árvore que emite luz e consegue iluminar as cidades.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Quem foi Simón Bolívar?
Termoquímica no Enem: como esse tema é cobrado?
Calorimetria: Introdução
Filosofia no Enem: Democracia e Cidadania
Todas as vídeo aulas

Versão completa