Por que a urina é amarela?

A cor de nossa urina está associada aos seus componentes, à porcentagem em que eles aparecem e ao funcionamento dos rins. A urina é composta basicamente de água, água salgada e determinadas substâncias que nosso organismo precisa se livrar.

Ela é o resultado da purificação de nosso sangue por meio de nossos rins. Assim, é importante verificar se nossa urina está bem amarela ou mais incolor porque isso poderá indicar como os nossos rins andam funcionando. Você entenderá como através das explicações a seguir.

Uma das funções dos rins é controlar o conteúdo de sal no sangue, é por isso que a urina contém “água salgada”. Mas a cor amarela vem basicamente das substâncias que serão eliminadas por nosso organismo. Entre elas, as principais são a amônia (NH3), vinda das células, e a bilirrubina, que vem do sangue quando uma hemoglobina é rompida.

A amônia e o nitrogênio presentes nas proteínas ingeridas em nossa dieta diária são indesejáveis para o nosso organismo e, por isso, são convertidos pelos rins em ureia (CO(NH2)2), uma diamida de ácido carbônico que é eliminada na urina dos seres humanos e da maioria dos vertebrados terrestres. Para se ter uma ideia, um adulto pode excretar até 10 kg de ureia por ano através da urina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas a ureia é um sólido branco, cristalino, solúvel em água e, portanto, não é a substância que confere a cor amarela à urina.

Enquanto isso a bilirrubina é degradada pelos rins a urobilogênios, que são os compostos amarelos que dão a cor da urina.

Se a pessoa tem o costume de tomar bastante água, os urobilogênios vão se dissolver e tornar a urina menos amarelada, isso indica que o corpo está bem hidratado. Porém, no caso de pessoas desidratadas, a urina fica num tom de amarelo mais escuro.

Portanto, se você bebe bastante água e mesmo assim a sua urina é escura, é bom procurar um médico.

A cor amarela da urina é conferida pelos urobilogênios

A cor amarela da urina é conferida pelos urobilogênios

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Eliminação de água pelo organismo

Conheça as formas de eliminação de água pelo organismo e em quais circunstâncias a ingestão dessa substância deve ser maior.

Formação da urina

Entenda como ocorre a formação da urina e as etapas que fazem parte desse importante processo.

Hemodiálise

Compreenda o que é a hemodiálise e que pacientes devem ser submetidos a esse procedimento.

Rins

Tenha acesso a tudo o que você precisa saber sobre os rins, órgãos responsáveis pela formação da urina e filtragem do sangue.

Ureia

Entenda por que a ureia, chamada de diamonometanal, é considerada a principal amida. Veja também sua origem natural e sintética e suas aplicações.