Mendeleiev (1834-1905)

Dmitri Ivanovich Mendeleiev* nasceu em 1834 na cidade de Tobolsk, oeste da Sibéria.

Ele era o caçula de 14 ou 17 filhos – não se sabe afirmar ao certo. Quando criança, os médicos diagnosticaram que ele tinha tuberculose e que viveria pouco, mas não foi isso o que ocorreu.

Seu pai era diretor de um ginásio e assim que Mendeleiev nasceu, ele ficou cego. Morreu no ano de 1847, deixando para a mãe de Mendeleiev, Maria Mendeleieva, a tarefa de cuidar de todos os filhos sozinha.

Sua mãe era uma entusiasta pelo estudo das ciências. Apesar dos infortúnios, ela conseguiu matriculá-lo no Instituto Pedagógico Central e ele se formou como professor secundário em 1855. Aos 22 anos, tornou-se professor contratado da Universidade de São Petersburg, onde continuou seus estudos e formou-se professor-pesquisador em Química em 1863.

Ele trabalhou na Alemanha, França e Estados Unidos. Entre as suas pesquisas estão o estudos dos gases, petróleo, soluções, explosivos, e a que lhe deu maior fama por ter sido um grande avanço para a Química: a Classificação Periódica dos elementos, proposta em 1869.

Essa conquista não foi fácil, ele passou dias e noites sem dormir estudando os elementos. Quando foi vencido pela fadiga e adormeceu sobre suas anotações, teve um sonho. Mendeleiev conta: “Vi num sonho uma tabela em que todos os elementos se encaixavam como requerido. Ao despertar, escrevi-a imediatamente em uma folha de papel.” Assim, ele compreendeu que as propriedades das substâncias dos elementos se apresentam em função dos seus pesos atômicos, repetindo suas propriedades periodicamente. A partir disso, surgiu a famosa tabela periódica, que explica de maneira fácil, simples e com riqueza de detalhes, as propriedades dos elementos que são a base de toda a Química.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Traçado da Tabela Periódica que Mendeleiev publicou em seu artigo histórico.
Traçado da Tabela Periódica que Mendeleiev publicou em seu artigo histórico.
 

Mendeleiev faleceu em São Petersburg no ano de 1907 e em 1955 o elemento 101 foi descoberto e recebeu o nome de Mendelévio, em homenagem a este grande cientista.

*Ocidentalizou-se o nome de Mendeleiev, a partir da grafia russa, por isso aparecem na literatura inúmeras formas de se escrever o seu nome. A que tem reconhecimento geral e que parece ter mais lógica e ser a tradução mais correta para o inglês é Mendeleyev. A forma Mendeleev é a que ele assinava em inglês; mas existem ainda Mendeléev, Mendeleiév, Mendeleieff, entre outras.

Imagem de Dmitri Ivanovich Mendeleiev (1834-1907)

Imagem de Dmitri Ivanovich Mendeleiev (1834-1907)

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos relacionados

Lavoisier (1743-1794)

Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794) nasceu na França, era nobre e participou de vários cargos públicos. Criador da Lei de Conservação das Massas.

Marie Curie (1867-1934)

Marie Curie nasceu na Polônia, mas continuou seus estudos em Paris. Ela foi a única pessoa da história a ganhar o Prêmio Nobel em duas ciências distintas.

Origem da Tabela Periódica

Conheça a origem e a história do desenvolvimento da organização dos elementos até chegar à Tabela Periódica que usamos atualmente.

Michael Faraday (1791-1867)

Conheça a história de Michael Faraday, como foi sua criação, como entrou para o ramo das ciências, suas descobertas e muito mais.

Robert Boyle (1627-1691)

Conheça mais detalhes sobre a fascinante história de vida do cientista Robert Boyle.