Termos constituintes da oração

Deparamo-nos com o adjetivo “constituintes”, o qual parece nos oferecer pistas acerca do que a seção, criteriosamente elaborada, tem para oferecer a você, caro (a) usuário (a), que pretende ampliar ainda mais sua competência linguística, no sentido de colocá-la em prática em situações comunicativas que assim o exigir.

Se são constituintes é porque, de uma forma ou outra, achegam-se aos enunciados linguísticos, corroborando para a construção de uma melhor estrutura, de uma melhor inteligibilidade. Uns essenciais, necessários ao extremo, outros nem tanto. Mas tal aspecto você somente irá descobrir depois que se interagir com tudo que aqui, neste ambiente reservado, encontra-se elucidado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, ao fazermos menção acerca de que uns são essenciais, estamos, justamente, enfatizando sobre o sujeito e o predicado. Outros, chamados de integrantes, são representados pelos complementos verbais (objeto direto e indireto), pelo agente da passiva e pelo complemento nominal.  Não nos esquecendo de que ainda há os denominados de termos acessórios da oração, retratados pelo adjunto adnominal, pelo aposto, pelo adjunto adverbial e pelo vocativo.

Conhecê-los, portanto,torna-se altamente convidativo, aproveitável e, sobretudo, necessário. Bons estudos é, simplesmente, o que desejamos a você.

Os termos constituintes da oração são demarcados pelos termos essenciais, integrantes e acessórios

Por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos de Termos constituintes da oração

Adjunto Adnominal e Complemento Nominal: diferenças que os demarcam

Entre o adjunto adnominal e o complemento nominal há diferenças. Dessa forma, clique, confira e apreenda acerca daquelas que os demarcam!

Adjunto Adnominal e Predicativo – Traços que os distinguem

Traços específicos distinguem mesmo o adjunto adnominal do predicativo? Sane todo esse questionamento, clicando e se certificando das particularidades de ambos os elementos!

Análise sintática e morfológica

Confira suas principais características!

Aposto e Vocativo

Termos Acessórios da oração.

As distintas classificações do aposto

Amplie seus conhecimentos no que tange a esse assunto!

Características do predicado verbo-nominal

Conheça as características do predicado verbo-nominal e amplie sua percepção sobre a estrutura desse termo essencial da oração.

Classificações do sintagma

São distintas as classificações que atribuímos ao sintagma. Clique, confira todas elas e amplie seus conhecimentos linguísticos!

Colocação das palavras na Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa nos disponibiliza distintos recursos. Fazendo uso deles, constatamos uma vasta colocação ocupada pelas palavras na oração. Clique e confira muito mais!

Colocação dos termos na oração

Entenda a colocação dos termos na oração e descubra como são organizadas essas partes do discurso na ordem direta e na ordem indireta.

Complemento nominal

O complemento nominal se caracteriza como o termo que complementa o sentido de nomes. Conheça aqui as características que demarcam esse elemento linguístico!

Conceito de determinante

A palavra “determinante” se apresenta como uma nomenclatura bastante recorrente em meio aos estudos linguísticos. Certifique-se aqui do conceito atribuído a ela!

Diferença entre aposto explicativo e predicativo

Torne-se apto a reconhecer a diferença que há entre aposto explicativo e predicativo, bastando para isso apenas um clique!

Diferenças que há entre classe e função

Classe e função são dois elementos que norteiam os fatos linguísticos que não devem ser confundidos. Dessa forma, clique e confira a diferença que há entre eles.

Locução adverbial

Leia este artigo e saiba tudo sobre as locuções adverbiais, que são expressões formadas por duas ou mais palavras que exercem função adverbial.

Morfossintaxe

A morfossintaxe compreende o estudo das análises morfológica e sintática, ao mesmo tempo. Certifique-se de mais informações ao clicar aqui!

Objeto direto

Aprenda mais sobre o objeto direto e saiba como esse termo integrante complementa o sentido de um verbo transitivo direto.

Objeto direto preposicionado

Por meio de um só clique conheça o objeto direto preposicionado! Mais uma ocorrência linguística singular!

Objeto indireto

Aprenda o que é objeto indireto, complemento verbal que se liga ao verbo, em geral, por meio de uma preposição.

Posições do sujeito na oração

Conheça acerca das distintas posições ocupadas pelo sujeito na oração por meio de um só clique!

Predicativo do objeto

O predicativo do objeto representa aquele termo que dá uma qualidade ao objeto, tanto direto quanto indireto. Conheça aqui suas características!

Predicativo do sujeito

O predicativo do sujeito qualifica o sujeito, estando presente no predicado nominal. Conheça as características que o norteiam!

Sujeito desinencial

Aprenda a identificar o sujeito da oração: Clique e saiba mais sobre o sujeito desinencial.

Sujeito simples, sujeito composto e indeterminado

Você sabia que existem vários tipos de sujeito? Clique aqui e confira a diferença entre sujeito simples, composto e indeterminado!

Termo acessório da oração - o adjunto adnominal

Amplie seus conhecimentos sobre a classificação do adjunto adnominal.

Tipos de Predicado

Sua classificação e suas características.

Tipos de sujeito

Os termos constituintes da oração: Clique e aprenda quais são os tipos de sujeito e como identificar seu núcleo.

Uso e valor de alguns pronomes indefinidos

Aprenda a utilizar alguns pronomes indefinidos adequadamente e amplie seu conhecimento sobre o valor deles no enunciado.