Particípio

O particípio é uma das formas nominais do verbo. Recebe esse nome porque, ao lado de seu valor verbal, pode desempenhar função de nome.

O particípio pode ser regular, quando terminado em -ado ou -ido, ou irregular. Os verbos abundantes podem apresentar as duas formas
O particípio pode ser regular, quando terminado em -ado ou -ido, ou irregular. Os verbos abundantes podem apresentar as duas formas

Você sabia que o verbo, além de se apresentar sob as diferentes formas de seus tempos para expressar um fato, pode também desempenhar função de nome? Pois é, essa situação é possível e, quando os verbos possuírem valor de substantivo, advérbio ou adjetivo, estarão sob uma de suas formas nominais.

São três as formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. O infinitivo pode ter função de substantivo, facilmente identificado por meio da terminação verbal -r (cantar, falar, amar); o gerúndio pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, podendo ser identificado por meio de sua terminação própria -ndo (falando, vivendo, sentindo); já o particípio apresentará, quando regular, duas possíveis terminações: -ado, na 1ª conjugação, e -ido, nas 2ª e 3ª conjugações.

E é sobre o particípio que falaremos hoje. Você deve ter notado a ressalva feita na descrição acima sobre essa forma nominal, não é mesmo? Se não, vamos repeti-la: o particípio apresentará, quando regular, duas possíveis terminações: -ado, na 1ª conjugação, e -ido, nas 2ª e 3ª conjugações. Isso quer dizer que o particípio, forma nominal que expressa o resultado do fato verbal, isto é, indica uma ação já realizada, poderá apresentar-se também de maneira irregular, pois nem sempre o verbo receberá as terminações -ado e -ido. Que tal alguns exemplos? Acompanhe:

Verbos no particípio regular:

Quando os verbos estiverem no particípio regular serão empregados na voz ativa ao lado dos verbos auxiliares ter e haver. Veja:

Mário tem estudado bastante para o concurso.
Ela já havia dormido quando chegamos em casa.
Ele tinha partido pela manhã, antes do sol raiar.
Seu pai havia morrido há um ano.
O aluno havia falado absurdos para o professor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Verbos no particípio irregular:

Os verbos no particípio irregular, isto é, aqueles que não recebem as terminações -ado e -ido, serão empregados na voz passiva ao lado dos verbos auxiliares ser e estar. Observe os exemplos:

A carta foi escrita há vinte anos.
O restaurante foi aberto para uma confraternização.
O menino já está coberto.
Os bombeiros têm feito seu trabalho com louvor.

Atenção: Existem alguns verbos no particípio que podem assumir as duas formas, ou seja, podem ser regulares ou irregulares. Trata-se dos chamados verbos abundantes. Observe:

Soltar (soltado e solto);
Suspender (suspendido e suspenso);
Prender (prendido e preso);
Salvar (salvado e salvo);
Aceitar (aceitado e aceito);
Eleger (elegido e eleito);
Entregar (entregado e entregue);
Expulsar (expulsado e expulso);
Extinguir (extinguido e extinto).

Curiosidade: Alguns verbos, como ganhar, pagar e pegar, embora sejam abundantes, têm sido mais utilizados no particípio irregular. A adesão a essa forma nominal tem sido tão corriqueira que o particípio regular, quando empregado, provoca certa estranheza. Esse tipo de modificação é natural e comprova as transformações históricas, culturais e sociais sofridas pela língua. Veja alguns exemplos:

Ela havia ganho muitos presentes em seu aniversário (em vez de ela havia ganhado).
O casal já tinha pago as reservas no hotel quando precisaram cancelar a viagem (em vez de tinha pagado).
Eu havia pego minhas últimas economias da poupança (em vez de havia pegado).

Por: Luana Castro Alves Perez

Artigos relacionados

Diferenças entre o futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal

Conjugando verbos: aprenda as diferenças entre o futuro do subjuntivo e o infinitivo pessoal!

Gerúndio e gerundismo

Gerúndio e gerundismo: Clique e entenda as diferenças entre esses dois elementos!

Infinitivo

Clique e saiba mais sobre o infinitivo, uma das três formas nominais dos verbos.

Pago ou pagado?

A guerra dos particípios: afinal, qual forma usar, pago ou pagado? Clique e descubra a resposta para essa dúvida!