Barroco

O Barroco é um estilo de época de origem italiana. A temática religiosa é predominante nas obras do período.

“Davi com a cabeça de Golias”, obra do pintor italiano Caravaggio, um importante representante do barroco.
Davi com a cabeça de Golias, obra barroca do pintor italiano Caravaggio.

Barroco é o estilo de época que predominou na Europa durante o século XVII e também exerceu influência sobre artistas brasileiros. Ele surgiu na Itália, em um contexto histórico inspirado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma Católica. Assim, elementos religiosos estão presentes nas obras desse estilo.

Na Europa, dois grandes nomes da estética barroca são o pintor italiano Caravaggio e o escritor espanhol Luis de Góngora. No Brasil, o Barroco-Rococó conta com artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde. Já nossa literatura barroca é representada pelo brasileiro Gregório de Matos e pelo padre português António Vieira.

Leia também: Arcadismo — estilo de época que se opôs ao barroco

Tópicos deste artigo

Resumo sobre barroco

  • O Barroco é um estilo de época que surgiu na Itália, na Europa.

  • A pintura barroca apresenta temática religiosa, além do contraste entre luz e sombra.

  • A escultura barroca possui temática religiosa e caráter ornamental.

  • A arquitetura barroca é marcada pelas colunas salomônicas.

  • A música barroca apresenta caráter sacro e fortemente instrumental.

  • As principais características da literatura barroca são o cultismo e o conceptismo.

  • O pintor italiano Caravaggio e o escritor espanhol Luis de Góngora são importantes representantes do Barroco na Europa.

  • Aleijadinho, Mestre Ataíde, Gregório de Matos e António Vieira são importantes representantes do Barroco no Brasil.

Quais são as características do Barroco?

Características da pintura do barroco

  • Chiaroscuro (claro-escuro), ou contraste de luz e sombra.

  • Temática religiosa.

  • Memento mori, ou lembrança da morte.

  • Feísmo.

  • Cores fortes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da escultura do barroco

  • Temática religiosa.

  • Caráter ornamental.

  • Curvas e ilusão de movimento.

  • Assimetria.

  • Expressão de emoção.

  • Uso de mármore ou madeira policromada.

Características da arquitetura do barroco

  • Colunas salomônicas, ou seja, em espiral.

  • Excesso de adornos.

  • Presença de relevos.

  • Espaço côncavo em contraste com o convexo.

Características da música do barroco

  • Temática religiosa.

  • Prevalência do instrumental.

  • Intensidade dramática.

  • Canto coral.

  • Caráter operístico.

  • Vibrato como ornamento vocal.

Características da literatura do barroco

  • Angústia existencial.

  • Valorização do contraste.

  • Fusionismo.

  • Uso de antíteses e paradoxos.

  • Pessimismo.

  • Morbidez.

  • Exagero.

  • Interrogações.

  • Linguagem rebuscada.

  • Cultismo ou jogo de palavras.

  • Conceptismo ou jogo de ideias.

Barroco na Europa

“Cristo da Clemência”, escultura de Juan Martínez Montañés, um dos principais representantes do barroco na Europa.
Cristo da Clemência, escultura de Juan Martínez Montañés, um dos principais representantes do barroco na Europa. [1]

Principais artistas do Barroco na Europa

  • Luis de Góngora (1561-1627) — escritor espanhol.

  • Juan Martínez Montañés (1568-1649) — escultor espanhol.

  • Caravaggio (1571-1610) — pintor italiano.

  • Gregorio Fernández (1576-1636) — escultor espanhol.

  • Peter Paul Rubens (1577-1640) — pintor alemão.

  • Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622) — escritor português.

  • Valentin de Boulogne (1591-1632) — pintor francês.

  • Alessandro Algardi (1598-1654) — escultor italiano.

  • Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) — escultor e arquiteto italiano.

  • Francesco Borromini (1599-1667) — arquiteto italiano.

  • Alonso Cano (1601-1667) — pintor, arquiteto e escultor espanhol.

  • Pe. António Vieira (1608-1697) — escritor português.

  • Sóror Mariana Alcoforado (1640-1723) — escritora portuguesa.

  • José de Churriguera (1665-1725) — arquiteto espanhol.

  • Pedro Ribera (1681-1742) — arquiteto espanhol.

  • Johann Sebastian Bach (1685-1750) — músico alemão.

  • Francisco Salzillo (1707-1783) — escultor espanhol.

  • Luis Salvador Carmona (1708-1767) — escultor espanhol.

Principais obras do Barroco na Europa

  • Virgem dolorosa com o Cristo morto, escultura do espanhol Gregorio Fernández.

  • Cristo da Clemência, do escultor espanhol Juan Martínez Montañés.

  • A última ceia, do escultor espanhol Francisco Salzillo.

  • A divina pastora, do escultor espanhol Luis Salvador Carmona.

  • A fonte dos quatro rios, obra arquitetônica do italiano Gian Lorenzo Bernini.

  • Igreja de São Carlos nas quatro fontes, obra arquitetônica do italiano Francesco Borromini.

  • Palácio e igreja de Novo Baztán, obra arquitetônica do espanhol José de Churriguera.

  • A ponte de Toledo, obra arquitetônica do espanhol Pedro Ribera.

  • A primavera, livro do português Francisco Rodrigues Lobo.

  • Os sermões, livro do português Pe. António Vieira.

  • Cartas portuguesas, livro da portuguesa Sóror Mariana Alcoforado.

  • Fábula de Príamo e Tisbe, poema do espanhol Luis de Góngora.

  • A incredulidade de São Tomé, pintura do italiano Caravaggio.

  • A descida da cruz, pintura do alemão Peter Paul Rubens.

  • São João e Jesus na última ceia, pintura do francês Valentin de Boulogne.

  • A fuga de Átila, escultura em alto-relevo do italiano Alessandro Algardi.

  • São Francisco de Borgia, pintura do espanhol Alonso Cano.

  • Jesus alegria dos homens, composição do alemão Johann Sebastian Bach.

Barroco no Brasil

Cristo no horto das oliveiras, escultura de Aleijadinho, um dos principais representantes do barroco no Brasil.
Cristo no horto das oliveiras, escultura de Aleijadinho, um dos principais representantes do barroco no Brasil.

Principais artistas do Barroco no Brasil

  • Bento Teixeira (1561-1618) — escritor.

  • Pe. António Vieira (1608-1697) — escritor.

  • Gregório de Matos (1636-1696) — poeta.

  • Francisco Xavier de Brito (?-1751) — escultor.

  • Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) (1738-1814) — arquiteto e escultor.

  • Mestre Valentim (1745-1813) — escultor.

  • Lobo de Mesquita (1746-1805) — músico.

  • Mestre Ataíde (1762-1830) — pintor.

Importante:

  • No Brasil, a arte barroca e rococó se misturam, de forma a haver uma arte barroca-rococó.

  • Pe. António Vieira é considerado um autor tanto da literatura portuguesa quanto da brasileira, já que viveu muito tempo no Brasil.

Principais obras do Barroco no Brasil

  • Prosopopeia, livro de Bento Teixeira.

  • Poesias líricas, sacras e satíricas de Gregório de Matos.

  • Os sermões, livro de Pe. António Vieira.

  • Talha da capela-mor da Igreja Matriz e Basílica de Nossa Senhora do Pilar, trabalho de Francisco Xavier de Brito.

  • Cristo no horto das oliveiras, escultura de Aleijadinho.

  • Chafariz do Carmo, obra de Mestre Valentim.

  • Difusa est gratia, composição de Lobo de Mesquita.

  • Ascensão de Cristo, pintura de Mestre Ataíde, na matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara.

Para saber mais sobre o Barroco no Brasil, clique aqui.

Contexto histórico do Barroco

O Barroco surgiu na Itália, durante o século XVII, e persistiu até meados do século XVIII. É um estilo de época que tem forte influência religiosa, já que surgiu em um contexto histórico resultante da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica, ocorridas no século XVI.

Um dos principais nomes da Reforma Protestante é o padre alemão Martinho Lutero (1483-1546). Ele apontou a corrupção da Igreja Católica e afirmava que a salvação é obtida a partir da fé e do arrependimento. Já o teólogo francês João Calvino (1509-1564) via qualquer lucro conseguido com o trabalho como uma bênção divina.

Essas ideias seduziram muitos católicos, que passaram a ser protestantes. Então, para evitar perder mais fiéis, houve a Contrarreforma Católica, que consistia em medidas para combater o protestantismo. Assim, a Igreja Católica deu força à Inquisição, criou o índice de livros proibidos, além de fundar a Companhia de Jesus.

Esses movimentos religiosos fizeram com que a Europa fosse tomada pelo fervor místico, mas também pelo conflito entre catolicismo e protestantismo. No século XVII, portanto, persistia a influência religiosa no modo de vida europeu. Influência que, inevitavelmente, passou a fazer parte também da arte do período.

Exercícios resolvidos sobre barroco

Questão 1

(Ufam) Assinale a opção cujo enunciado se refere corretamente ao Barroco brasileiro:

A) Constitui-se, basicamente, de obras que visitantes e missionários colheram sobre a geografia e o homem nativo, com o objetivo de informar a Coroa Portuguesa.

B) Na poesia do período, encontra-se um labirinto de significantes, mediante o uso abusivo de jogos de palavras, trocadilhos e enigmas.

C) Encontram-se traços pré-românticos nas obras poéticas, traços que, por serem poucos, não conseguem romper com o arraigado Neoclassicismo do período.

D) Gregório de Matos, o principal poeta desse momento, distingue-se, como acabado neoclássico, pela sobriedade do caráter e a contenção das emoções.

E) A prática da poesia bucólica tem como fundamento o mito do homem natural, em oposição ao homem urbano, cheio de vícios e prazeres desregrados.

Resolução:

Alternativa B.

É característica da literatura barroca brasileira o jogo de palavras (cultismo), realizado, entre outras formas, por trocadilhos. Já os enigmas estão associados ao rebuscamento e aos questionamentos ou interrogações.

Questão 2

“A decapitação de São João Batista”, pintura de Caravaggio, um importante representante do barroco.
A decapitação de São João Batista, pintura de Caravaggio.

A obra acima, do pintor italiano Caravaggio, apresenta as seguintes características barrocas, EXCETO:

A) Contraste entre luz e sombra.

B) Temática religiosa.

C) Caráter ornamental.

D) Memento mori.

E) Feísmo.

Resolução:

Alternativa C.

Na tela de Caravaggio, o feísmo (trágico, doloroso ou cruel) não permite que a obra em questão seja ornamental. Afinal, o caráter decorativo de uma obra exige que ela seja agradável aos sentidos, isto é, não provoque incômodo ou aversão.

Crédito de imagem

[1] Bartolome Carmelo / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A sonoridade vocal e a prática coral no Barroco: subsídios para a performance barroca nos dias atuais. Per Musi, Belo Horizonte, n.18, p. 59-68, 2008.

HAAG, Carlos. O homem de Deus na corte dos homens. Pesquisa FAPESP, ed. 185, jul. 2011.

LEMES, Jorge Pedro Barbosa. O Barroco no Brasil: arte e educação nas obras de Antônio Francisco Lisboa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2012.

LÓPEZ, José Enrique et al. El arte Barroco. Análisis de las circunstancias que favorecieron su difusión. Las formas en el Barroco: I. Arquitectura y escultura. Gaceta Médica de Caracas, Caracas, v. 112, n. 2, abr. 2004.

REZENDE, Edson Fialho de. Barroco Mineiro: nação civilizada, patrimônio protegido. 2011. Monografia (Especialista em Cultura e Arte Barroca) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.

VAL, Andréa Vanessa da Costa; ROSÁRIO, Rayane Soares. O Barroco e Rococó mineiro: arte, arquitetura, artistas. Jurisp. Mineira, Belo Horizonte, ano 63, n. 203, p. 13-22, out/ dez. 2012.  

Por: Warley Souza

Artigos relacionados

Arte gótica

Saiba mais sobre as características e a história da arte gótica, bem como entenda por que essa arte tornou-se marcante na Idade Média.

Barroco Brasileiro

O Barroco foi um divisor de águas para a Literatura brasileira. Entenda sua importância para nossa história literária clicando aqui!

Escultura

Quais são as técnicas na elaboração de uma escultura.

Gregório de Matos

Você sabe quem foi Gregório de Matos? Clique e confira!

Música

A música é um elemento essencial na vida do homem.