Enem 2024: prazo para pedir isenção começa hoje (15)

Será possível solicitar isenção de taxa de inscrição no Enem 2024 até o dia 26 de abril

Por: Tiago Vechi
15/04/2024 07h21 , atualizado em 15/04/2024 08h01
Jovem comemora em alusão à isenção de taxa no Enem 2024
Notas do Enem podem ser utilizadas para ingressar no ensino superior em universidade públicas

O prazo para solicitar isenção de taxa no Enem 2024 e realizar a prova gratuitamente começa hoje, dia 15 de abril. 

Sua isenção no Enem 2024 poderá ser pedida aqui

Será possível fazer essa solicitação até o dia 26 de abril. Quem teve o pedido de isenção aceito na última edição e não compareceu aos dois dias de prova do Enem 2023 deve justificar a ausência para poder solicitar novamente a isenção neste ano. O prazo desta justificativa é o mesmo da isenção. 

O valor da taxa de inscrição do Enem 2024 ainda não informado, mas, caso não haja mudanças, o valor deve ser como na edição anterior: R$ 85. 

Tópicos deste artigo

Como pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024?

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 pode ser solicitada na página do participante do Enem. Para acessar o sistema, utilizar os dados da conta gov.br.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lembrando que é necessário comprovar as condições declaradas nesta solicitação. O Inep pode recusar o pedido de isenção. Por isso, a instituição abre prazo para recursos, para os estudantes que tiveram as solicitações negadas e queiram recorrer. Confira os docuementos necessários para ter o pedido aprovado no edital

Print da página do participante do Enem
Tela inicial da página do participante do Enem.

Quem pode pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2024?

Será possível solicitar isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 e fazer a prova de graça, para os candidatos que comprovarem pelo menos uma das condições abaixo:

  • Esteja cursando o último ano do ensino médio em 2024 (em qualquer modalidade de ensino) na rede pública;

  • Ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede particular; e, possuir renda familiar mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;

  • Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).