Liga Árabe

A Liga Árabe – ou Liga dos Estados Árabes – é uma organização formada, atualmente, por vinte e dois países que têm a Língua Árabe como idioma oficial. É composta por Egito, Argélia, Líbia, Sudão, Mauritânia, Marrocos, Tunísia, Djibuti, Iêmen, Omã, Arábia Saudita, Somália, Jordânia, Palestina, Líbano, Síria, Iraque, Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados árabes e a Autoridade Nacional Palestina.

Mapa com as nações que compõem a Liga Árabe

Sua criação aconteceu em 1945, na cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de articular e organizar as questões políticas e econômicas de seus países-membros em âmbito internacional. Os países fundadores foram Egito, Síria, Líbano, Jordânia, Iraque, Arábia Saudita e Iêmen.

A principal motivação para a sua fundação aconteceu por parte da Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, para organizar uma frente local de combate à expansão imperialista alemã. Após o fim da Guerra, a Liga Árabe se transformou em um órgão de defesa dos países árabes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Liga se viu enfraquecida em três situações distintas:

1) Com a expulsão do Egito, após esse país ter feito um acordo de paz com Israel em 1979, contrariando a decisão da Liga Árabe (o país só foi readmitido dez anos mais tarde);

2) A Guerra entre Iraque e Kuwait, dois países-membros da Liga, que nada pôde fazer para evitar o conflito, que só foi finalizado após a declaração de guerra por parte dos EUA, na chamada Guerra do Golfo;

3) A Invasão do Iraque pelos EUA em 2003, na qual a Liga Árabe foi opositora, mas também nada pôde fazer, uma vez que outros países-membros, como o Kuwait, o Catar e o Bahrein, forneceram ajuda e informações aos norte-americanos.

Bandeira da Liga dos Estados Árabes

Bandeira da Liga dos Estados Árabes

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Golfo Pérsico

Conheça a região do Golfo Pérsico e descubra a sua importância geopolítica.

Egito

Características, dados e informações geográficas sobre o Egito.

Marrocos

As características gerais do Marrocos, país árabe localizado na África Setentrional.

Irã

Conheça um pouco dos aspectos físicos, climáticos e humanos do Irã, com um panorama geral sobre a polêmica história recente desse país.

Origem dos conflitos árabe-israelenses

Saiba qual é a origem dos conflitos árabe-israelenses no século XX e as consequências que ela produziu na região do Oriente Médio.

Israel x Palestina

Leia e acabe definitivamente com todas as suas dúvidas sobre o conflito entre Israel e Palestina.

O Iraque Hoje

A situação do Iraque após a retirada das tropas americanas de seu território.