Classificação da atividade industrial

A classificação da atividade industrial segmenta o setor secundário da economia e serve de atributo para a organização de análises socioeconômicas e espaciais.

A indústria de carros pode ser classificada de bens de consumo duráveis ou de transformação
A indústria de carros pode ser classificada de bens de consumo duráveis ou de transformação

A classificação da atividade industrial é realizada com base em um critério predeterminado e visa à diferenciação e agrupamento dos tipos de indústria existentes para, assim, possibilitar uma melhor compreensão da forma como o setor secundário da economia estrutura-se. Entre esses critérios, os principais são o tipo de atividade realizada, a finalidade dos bens produzidos, o setor de atuação e outros.

1. Classificação das indústrias de acordo com a finalidade

Esse é o tipo mais comum de classificação da atividade industrial e é bastante empregado em descrições e análises econômicas e geográficas da sociedade. Nela as indústrias são divididas em bens de produção, de capital e de consumo. Os dois primeiros tipos são genericamente chamados de indústrias de base.

a) Indústrias de bens de produção: são aquelas que produzem matérias-primas a partir da transformação de algum elemento natural, ou seja, o produto por elas fabricados não é direcionado ao consumo, mas sim a outras fábricas. A produção de alumínio a partir da transformação da bauxita é um exemplo desse tipo de atividade industrial.

b) Indústrias de bens de capital: são aquelas que fabricam maquinários e equipamentos em geral utilizados por outras indústrias ou no sistema agrícola mecanizado, chamado de agroindústria. Esse tipo de fábrica costuma exigir um alto grau de conhecimento técnico e de domínio tecnológico, sendo considerado um ramo estratégico da economia de qualquer país.

c) Indústrias de bens de consumo: são as fábricas propriamente ditas, que transformam alguma matéria-prima em mercadoria, havendo, assim, o imediato direcionamento para o setor terciário. Elas podem ser divididas em indústrias de bens duráveis, que envolvem aqueles materiais como computadores, móveis, eletrodomésticos, entre outros; e também em indústrias de bens não duráveis, tais como medicamente, alimentos, bebidas, calçados, cosméticos, roupas etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

2. Classificação das indústrias de acordo com o tipo de atividade

a) Indústria extrativa: são aquelas que operam a partir da extração de algum recurso natural, geralmente não renovável, a exemplo dos minerais, do petróleo ou de alguns tipos de vegetais, como a borracha extraída da seringueira e que é posteriormente processada na indústria.

b) Indústria de transformação: são aquelas que operam a partir da transformação de algum recurso natural extraído ou de outro recurso já transformado. Envolve a maior parte das indústrias.

3. Classificação das indústrias de acordo com o setor de atuação

a) Indústria energética: voltada para a produção de energia ou de combustíveis.

b) Indústria alimentícia: voltada para a produção de alimentos e bebidas.

c) Indústria da construção civil: inclui toda a atividade de construção de prédios, residência e até a estrutura física de outras fábricas.

d) Indústria bélica: voltada para a produção de armamentos e veículos utilizados em conflitos para fins estratégicos.

e) Indústria informacional: também chamadas de “fábricas sem chaminés”, operam na produção de softwares, aplicativos e também na produção de equipamentos em que esses itens são utilizados, como os computadores, smartphones e outros.

Existem inúmeros outros exemplos de indústrias classificadas conforme o setor de atuação, como a indústria aeronáutica, a naval, a automotiva, a farmoquímica, entre outras.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos relacionados

Fatores locacionais da indústria

Confira quais são os principais fatores locacionais da indústria e entenda um pouco mais sobre o processo de dispersão das empresas pelos territórios.

Modelos de produção industrial

As características dos principais modelos de produção industrial: taylorismo, fordismo, toyotismo e volvismo.

O processo de industrialização

Confira o conceito e a dinâmica do processo de industrialização, além de suas características e efeitos sobre o espaço geográfico.

Setor secundário da economia

Confira algumas informações sobre o setor secundário da economia e fique por dentro do funcionamento das atividades industriais e sua relação com o espaço e a sociedade.

Tipos de Industrialização

Conheça os principais tipos de industrialização conforme uma classificação que obedece a fatores econômicos, históricos e espaciais.