Aspectos Físicos de Mato Grosso do Sul

Paisagem de Bonito, Mato Grosso do Sul
Paisagem de Bonito, Mato Grosso do Sul

Com extensão territorial de 357.145,836 quilômetros quadrados, Mato Grosso do Sul é o segundo maior estado da Região Centro-Oeste e o quinto maior do Brasil – corresponde a aproximadamente 4,2% da área total do país. Possui 78 municípios, onde residem 2.449.024 pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O território sul-mato-grossense limita-se ao norte com Mato Grosso, a nordeste com Goiás, a leste com Minas Gerais e São Paulo, a sudeste com o Paraná, ao sul e a oeste com o Paraguai e a noroeste com a Bolívia. Essa área apresenta grande diversidade de elementos naturais, como o clima, relevo, vegetação e hidrografia.

O clima predominante em Mato Grosso do Sul é o tropical, com duas estações bem definidas: uma chuvosa durante o verão e uma seca (no inverno). O índice pluviométrico é de 1.500 mm. Já a temperatura média anual é de 25 °C, porém, no extremo sul, na região “cortada” pelo Trópico de Capricórnio, a média é de 20 °C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O relevo estadual é caracterizado por planícies (extremo oeste), planaltos com escarpas (na porção leste) e depressão a noroeste. O terreno não apresenta grandes altitudes, sendo que as planícies do Pantanal não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar. O ponto mais elevado é o Morro Grande, no Morro da Santa Cruz, com altitude de 1.065,4 metros.

Muito rico em biodiversidade, o Mato Grosso do Sul tem diferentes paisagens naturais. A cobertura vegetal não é homogênea, sendo composta por Cerrado, floresta tropical e Pantanal, que é considerado a maior planície alagável do planeta. O município de Bonito, importante ponto turístico, abriga grutas e rios cristalinos.

A rede hidrográfica é uma das mais ricas do território brasileiro. Entre os rios presentes em Mato Grosso do Sul estão o Anhanduí, Apa, Aporé, Aquidauana, Correntes, Miranda, Paraguai, Paraná, Paranaíba, Pardo, Sucuriú, Taquari, Verde, entre outros.

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco