Aspectos Físicos de Mato Grosso do Sul

Com extensão territorial de 357.145,836 quilômetros quadrados, Mato Grosso do Sul é o segundo maior estado da Região Centro-Oeste e o quinto maior do Brasil – corresponde a aproximadamente 4,2% da área total do país. Possui 78 municípios, onde residem 2.449.024 pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O território sul-mato-grossense limita-se ao norte com Mato Grosso, a nordeste com Goiás, a leste com Minas Gerais e São Paulo, a sudeste com o Paraná, ao sul e a oeste com o Paraguai e a noroeste com a Bolívia. Essa área apresenta grande diversidade de elementos naturais, como o clima, relevo, vegetação e hidrografia.

O clima predominante em Mato Grosso do Sul é o tropical, com duas estações bem definidas: uma chuvosa durante o verão e uma seca (no inverno). O índice pluviométrico é de 1.500 mm. Já a temperatura média anual é de 25 °C, porém, no extremo sul, na região “cortada” pelo Trópico de Capricórnio, a média é de 20 °C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O relevo estadual é caracterizado por planícies (extremo oeste), planaltos com escarpas (na porção leste) e depressão a noroeste. O terreno não apresenta grandes altitudes, sendo que as planícies do Pantanal não ultrapassam 200 metros acima do nível do mar. O ponto mais elevado é o Morro Grande, no Morro da Santa Cruz, com altitude de 1.065,4 metros.

Muito rico em biodiversidade, o Mato Grosso do Sul tem diferentes paisagens naturais. A cobertura vegetal não é homogênea, sendo composta por Cerrado, floresta tropical e Pantanal, que é considerado a maior planície alagável do planeta. O município de Bonito, importante ponto turístico, abriga grutas e rios cristalinos.

A rede hidrográfica é uma das mais ricas do território brasileiro. Entre os rios presentes em Mato Grosso do Sul estão o Anhanduí, Apa, Aporé, Aquidauana, Correntes, Miranda, Paraguai, Paraná, Paranaíba, Pardo, Sucuriú, Taquari, Verde, entre outros.

Paisagem de Bonito, Mato Grosso do Sul

Paisagem de Bonito, Mato Grosso do Sul

Por: Wagner de Cerqueria e Francisco