Transistores

Vários equipamentos elétricos e eletrônicos são produzidos com materiais semicondutores. Além dos resistores e capacitores, os transistores também são fabricados com esse tipo de material.

O transistor é um componente de muita importância em circuitos elétricos. Basicamente, um transistor é constituído por três camadas de semicondutores, formando a seguinte sequência: p-n-p ou n-p-n, funcionando basicamente como dois diodos colocados em oposição, unidos pela camada semicondutora central.

Um fato muito interessante do transistor é que a corrente elétrica que circula entre emissor e coletor é um múltiplo da corrente que entra na base. Assim, o transistor também pode ser utilizado como amplificador.

As camadas que formam um transistor são denominadas de camadas semicondutoras de emissor (E), base (B) e o coletor (C), como mostra a figura abaixo. Nessa configuração, a ligação entre o coletor e o emissor do transistor se comporta como um isolante, ou como se fosse um resistor de valor muito alto. Ao se fazer circular uma corrente elétrica pela base (camada central), o transistor passa a ser um condutor, diminuindo a resistência entre coletor e emissor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estrutura e símbolo do transistor n-p-n.
Estrutura e símbolo do transistor n-p-n.

Graças à invenção do transistor, diversos tipos de circuitos eletrônicos são fabricados em miniaturas. Com a evolução da tecnologia, é possível colocar milhões de transistores em um circuito integrado de poucos cm2 de área como ocorre nos processadores dos computadores.

Os transistores são utilizados como amplificadores de corrente, onde um sinal pequeno de corrente, aplicado na base, controla uma corrente maior entre o coletor e o emissor. Um dos possíveis circuitos amplificadores que se utilizam de um transistor é mostrado na figura abaixo.

Transistor em funcionamento
Transistor em funcionamento

Amplificações de até 100 vezes na amplitude de um sinal podem ser obtidas com apenas um transistor. Circuitos com amplificadores colocados em série podem ampliar um sinal milhões de vezes, como os circuitos que registram o eletroencefalograma.

Transistor

Transistor

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Capacitores

O que são capacitores, capacitância e como é definida a capacitância.

Capacitores esféricos

Um pouco mais sobre capacitores esféricos, muito usados em laboratórios.

Semicondutores

Conheça os semicondutores, a base da eletrônica moderna.