Microscópio composto

Em algum momento de sua vida você já deve ter manuseado um instrumento óptico. Por exemplo, uma lente de aumento, também chamada de lupa, ou uma câmera fotográfica. Pelo menos de um deles você já deve ter ouvido falar. Se ainda não está convencido, saiba que quando vamos ao cinema assistir um lançamento ficamos perto de um instrumento óptico. Sendo assim, podemos dizer que um instrumento óptico é toda combinação conveniente de dispositivos ópticos, como, por exemplo, espelhos, prismas e lentes.

Um dos instrumentos ópticos bastante utilizados em pesquisas são os chamados microscópios. Esses instrumentos permitem a visualização de objetos minúsculos, isto é, de pequenas dimensões. O microscópio, também denominado de microscópio composto, é basicamente formado por duas lentes convergentes montadas coaxialmente no interior de um tubo preto.

O microscópio é composto por duas lentes, sendo que uma delas fica bem perto do objeto observado. A lente que fica próxima do objeto é chamada de lente objetiva. A outra lente fica mais próxima do observador, por isso recebe o nome de lente ocular. Vejamos a ilustração abaixo. Ela nos mostra como é formada a imagem de objeto minúsculo obtido através do microscópio composto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação da imagem final obtida com um microscópio composto

De acordo com a figura acima podemos ver que a lente objetiva fornece, do objeto O, uma imagem i1, cujas características são: real, invertida e maior que o objeto. Essa lente (i1) passa a servir de objeto para a lente ocular, que por sua vez amplia a imagem, formando por fim uma imagem i2 virtual, direita em relação a i1, invertida, em relação ao objeto, e maior, isto é, ampliada.

Podemos determinar o aumento linear A obtido no microscópio da seguinte forma:

Multiplicando-se o segundo membro dessa igualdade por i1, obtemos:

Como

é o aumento linear transversal fornecido pela lente objetiva e

é o aumento linear transversal obtido com a lente ocular. Então:

A = Aobj. . Aoc.

Alguns microscópios são capazes de ampliar objetos cerca de 1200 vezes

Alguns microscópios são capazes de ampliar objetos cerca de 1200 vezes

Por: Domiciano Correa Marques da Silva