Leis da Refração

O lápis parece quebrado, quando colocado em um copo com água, em razão da diferença entre os índices de refração do ar e da água
O lápis parece quebrado, quando colocado em um copo com água, em razão da diferença entre os índices de refração do ar e da água

Vamos supor dois meios homogêneos e transparentes, 1 e 2, separados por uma interface, em que n1 e n2 são, respectivamente, seus índices de refração absolutos para uma dada luz monocromática. Sejam RI um raio de luz incidente e RR, o raio de luz refratado. O ângulo entre o raio incidente e a reta N, normal à interface de separação no ponto de incidência, é chamado ângulo de incidência i. Ao penetrar o meio 2, o raio refratado forma, com a reta normal, um ângulo r, denominado ângulo de refração. Veja a figura abaixo.

Raio incidente e o raio refratado após passar do meio 1 para o meio 2

A refração desse raio de luz é regida por duas leis:

- Primeira lei da refração

A primeira lei diz que o raio incidente, a reta N (normal à superfície de separação no ponto de incidência) e o raio refratado são coplanares. Veja a figura abaixo.

Pertencem a um mesmo plano o raio incidente, o raio refratado e a reta normal

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Segunda lei da refração

Na refração, o produto do índice de refração do meio, no qual se encontra o raio pelo seno do ângulo que esse raio forma com a reta normal à interface no ponto de incidência, é constante.

Matematicamente, podemos escrever a segunda lei da seguinte forma:

n1.sen i=n2.sen r

Na equação acima, se levarmos em consideração que n2>n1, então sen r < sen i e r < i. Sendo assim, quando a luz passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, a velocidade da luz diminui e o raio luminoso aproxima-se da reta normal, isto é, o ângulo que o raio luminoso forma com a reta normal diminui.

Ao passar de um meio mais refringente para um meio menos refringente, a velocidade da luz diminui

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Cinco curiosidades esclarecedoras sobre a luz

Veja algumas curiosidades interessantes sobre as propriedades e o comportamento da luz.

Fibras ópticas

Clique aqui e conheça as fibras ópticas, materiais muito utilizados em telecomunicações para transmissão de dados.

Lei de Brewster

Clique e conheça a lei de Brewster, a qual determina o ângulo de incidência que, somado ao ângulo de refração, resulta em um ângulo reto.

Miragens

Entenda por que os seus olhos te enganam nas estradas mostrando poças d'água no horizonte, as famosas miragens!

Miragens no frio

Você sabia que em locais de extremo frio podem ocorrer miragens? Clique aqui e entenda porque esse fenômeno não é exclusivo de lugares quentes.

Reflexão e Refração da Luz

Conheça os fenômenos de Reflexão e Refração da luz e saiba como eles ocorrem.