Elementos de um circuito

Além do gerador de eletricidade e dos resistores, pode haver outros componentes elétricos num circuito. Vejamos alguns:

CHAVE

A chave funciona num circuito como elemento que serve para ligá-lo ou desligá-lo, ou seja, para permitir ou não a passagem de corrente elétrica. No exemplo a seguir, se a chave estiver fechada, irá circular corrente elétrica normalmente pelo circuito. No caso de a chave permanecer aberta, não haverá circulação de corrente elétrica pelo circuito.

REOSTATO

Você já deve ter notado que alguns aparelhos funcionam com intensidades variáveis. É o caso de algumas luminárias que podem iluminar mais ou menos, de alguns ventiladores de teto que apresentam rotação variável em suas hélices ou até dos chuveiros (inverno/verão). Nesses casos citados, são usados resistores de resistência elétrica variável, denominados reostatos ou potenciômetros.

Vamos usar um reostato, por exemplo, para controlar a intensidade de corrente elétrica que passa por uma lâmpada, alterando, consequentemente, o seu brilho. Vejamos a figura abaixo:

Circuito elétrico contendo um reostato

Na figura acima podemos observar dois momentos de intensidade do brilho da lâmpada. Quando o cursor se encontra na posição A, vemos que a resistência elétrica é pequena e a intensidade da corrente elétrica é alta. Dessa forma, podemos ver que o brilho da lâmpada é mais intenso. Já no segundo momento, em que o cursor encontra-se na posição B, vemos que a resistência do circuito aumenta, diminuindo a corrente elétrica e deixando o brilho da lâmpada menos intenso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

FUSÍVEL

Toda rede elétrica precisa de sistemas de proteção para que não haja danos em casos de ligações inadequadas ou de curtos-circuitos. O sistema de proteção mais utilizado é constituído de fusíveis. Geralmente, os fusíveis são feitos com um fio de chumbo que apresenta um determinado limite para a intensidade da corrente elétrica que por ele passa. Caso a intensidade da corrente ultrapasse o limite, o fio de chumbo, cujo ponto de fusão é baixo, se rompe, abrindo o circuito, ou seja, interrompendo a passagem da corrente elétrica que possivelmente danificaria todo o circuito.

O fusível é um componente de segurança muito importante para circuitos elétricos

O fusível é um componente de segurança muito importante para circuitos elétricos

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos relacionados

Capacitores

O que são capacitores, capacitância e como é definida a capacitância.

Corrente elétrica

Cargas em movimento ordenado constituem uma corrente elétrica.

Resistores

Transformando energia elétrica em energia térmica