Golfe é um esporte que consiste em arremessar uma pequena bola ao longo de um percurso que termina em um buraco. Sua origem apresenta várias versões. Uma delas é a de que os escoceses o tenham criado por volta de 1.400. Outra origem conhecida é a inspiração que o esporte tivera em um jogo chamado Paganica, praticado nos séculos XVII e XVIII. Há quem acredite também que o golfe seja proveniente do jeu de mail, antigo jogo francês parecido com o esporte, mas praticado em espaços fechados.
A palavra golfe é oriunda do inglês golf que, por sua vez, vem do alemão kolb, que significa taco.
O golfe é jogado em campos de grama, em parques apropriados, com um ou mais percursos delimitados. O objetivo é colocar a bola no buraco com o mínimo de tacadas possível. O trajeto até o buraco pode conter pequenos lagos, poços de areia, árvores e locais com grama mais alta.
O esporte pode ser jogado individualmente ou em grupos de dois a quatro jogadores. As competições oficiais diferenciam-se do jogo informal no seguinte aspecto: enquanto no primeiro é proibido um golfista falar com outros jogadores acerca do jogo, no segundo, o golfista mais experiente oferece “dicas” aos menos experientes.
Existem duas formas de jogar golfe. No match play, um jogador compete com o outro; no chamado stroke, cada golfista (ou dupla) enfrenta todos os participantes de um torneio.
O golfe chegou ao Brasil no final do século XIX. O país tem hoje cerca de 15.000 praticantes e 62 campos oficiais. O campo de golfe oficial deve ter 18 percursos, que para fins práticos são chamados de buracos. Uma partida costuma durar em média quatro horas.
O golfe é recomendado para pessoas de todas as idades. Auxilia no combate ao estresse e faz bem para a saúde.