Testículo

O testículo é uma estrutura do sistema genital masculino, localizada no saco escrotal e responsável pela produção dos espermatozoides e do hormônio testosterona.

O testículo é o órgão responsável pela produção dos espermatozoides
O testículo é o órgão responsável pela produção dos espermatozoides

Os testículos são importantes órgãos do sistema genital masculino que são encontrados, normalmente, em número de dois. São eles os responsáveis pela produção de espermatozoides e também pela síntese do hormônio testosterona, o qual está relacionado com o desenvolvimento das características sexuais secundárias, impulso sexual, libido e espermatogênese.

Características gerais dos testículos

Os testículos estão localizados no interior do saco escrotal e possuem forma oval, com cerca de 4 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro. Essas estruturas apresentam-se envolvidas por uma cápsula denominada de túnica albugínea, a qual é formada por tecido conjuntivo denso. Ela é espessada na superfície dorsal e forma o mediastino do órgão, local de onde saem os septos fibrosos. Os septos dividem o órgão em várias porções piramidais que recebem o nome de lóbulos testiculares.

Nos lóbulos testiculares, estão os chamados túbulos seminíferos, tubos altamente enrolados nos quais ocorre o processo de espermatogênese (formação dos espermatozoides). Geralmente, há de um a quatro túbulos em cada um dos lóbulos, e é possível encontrar de 250 a 1000 túbulos em cada testículo, os quais são responsáveis pela produção diária de 50 a 150 milhões de espermatozoides. Os túbulos são envolvidos por tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos, nervos e pelas chamadas células de Leydig, as quais secretam o hormônio testosterona.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enquanto o bebê desenvolve-se, os testículos localizam-se no interior da cavidade abdominal. Próximo ao nascimento, os testículos descem para o saco escrotal. Por causa dessa migração, observa-se no testículo um folheto do peritônio que é chamado de túnica vaginal. Em alguns homens, a descida do testículo não ocorre para bolsa escrotal, uma situação conhecida como criptorquidia.

Bolsa escrotal e a formação de espermatozoides

Os testículos, como dito anteriormente, estão localizados no interior da bolsa escrotal. Essa característica é extremamente importante quando o assunto é a produção dos espermatozoides, pois, para isso acontecer, são necessárias temperaturas inferiores àquelas encontradas no interior do corpo humano. Em geral, a temperatura do testículo é 2º C inferior a do restante do corpo.

Câncer de testículo

Apesar de pouco frequente, o câncer de testículo pode ocorrer, e sua incidência é, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), de três a cinco casos para cada grupo de 100 indivíduos. O sintoma mais comum é o surgimento de um nódulo de tamanho semelhante a uma ervilha, o qual não causa dor.

Ao perceber qualquer alteração nos testículos, é fundamental procurar o médico, uma vez que essa doença é facilmente curada no estágio inicial. O tratamento para esse tipo de câncer geralmente é a cirurgia.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Espermatozoide

Aspectos sobre o gameta masculino de inúmeras espécies.

Gametogênese

Conheça a gametogênese, o processo de formação do óvulo e do espermatozoide.

Sistema genital masculino

Clique aqui e saiba todas as características dos órgãos que compõem o sistema genital masculino.

Vasectomia

Clique aqui e saiba mais sobre a vasectomia, método contraceptivo que muitos homens optam por fazer.