Lipomas

Os lipomas são tumores benignos formados a partir do acúmulo de tecido gorduroso na região subcutânea; sendo algumas vezes encontrados dentro ou mesmo abaixo do tecido muscular. O tamanho é bastante variável, podendo atingir vários centímetros de diâmetro. Podem se apresentar de forma múltipla, sendo, neste caso, chamados de lipotamose.


Eles formam lesões palpáveis, firmes, e que não alteram substancialmente a pele da região acometida. Por terem crescimento lento, e nem sempre provocarem dor, muitas vezes só são percebidos ao serem apalpados, geralmente de forma acidental.

Apesar de ocorrerem em pessoas de todas as idades, de ambos os sexos, são mais frequentes em adultos. Sua causa é desconhecida, mas acredita-se que o fator hereditário possua contribuição significativa.

Como alguns tipos de câncer podem ter aspecto semelhante aos lipomas, caso um ou mais nódulos sejam identificados, em qualquer região do corpo, é importante consultar o médico dermatologista o quanto antes.
O tratamento consiste na retirada cirúrgica do tumor. Em alguns casos, ele pode ser eliminado por meio de lipoaspiração local. Mais recentemente, tem sido pesquisada a possibilidade de se aplicar injeções locais de desoxicolato de sódio para o tratamento, uma vez que essa substância provoca a destruição dos tecidos gordurosos que constituem o lipoma.
Lipomas se apresentam como lesões arredondadas e palpáveis.

Lipomas se apresentam como lesões arredondadas e palpáveis.

Por: Mariana Araguaia