Gravidez psicológica

Gravidez psicológica, também chamada de falsa ou pseudogravidez, ou pseudociese; é uma síndrome (psicológica) que ocorre geralmente entre mulheres que desejam ardentemente ser mães e, com menor frequência, entre aquelas que temem bastante uma possível gestação.

Esse quadro ocorre com mais frequência entre:

- Mulheres de idade entre 20 e 30 anos;
- Aquelas que possuem menor instrução;
- As que possuem profissões consideradas 'intelectuais';
- Mulheres bem sucedidas profissionalmente;
- Aquelas que sofreram grandes traumas afetivos.

Geralmente o que ocorre é o surgimento de sintomas bem parecidos com o de uma gravidez, como inchaço das mamas, aumento da barriga ou ausência de menstruação; mas por motivos outros, como problemas no ovário ou distúrbios hormonais. Tal quadro, associado ao receio ou vontade extrema de engravidar, propicia que uma mulher suscetível acredite que está realmente grávida. Em outros casos, em razão do quadro de ansiedade retratado anteriormente, a menstruação atrasa, sendo motivo suficiente para o desencadeamento da síndrome.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, surgem outros sintomas, como enjoos, tonturas, mudanças em relação ao apetite e, até mesmo, sensação de que há algo se mexendo no interior de sua barriga.

Considerando o que foi dito, esse é um quadro bem delicado, uma vez que é difícil convencer a pessoa em questão de que não há um futuro bebê ali, em seu ventre. Assim, o apoio dos familiares, amigos e companheiro é essencial; e o acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico é bastante indicado. Em alguns casos, métodos hormonais, com o intuito de cessar tais sintomas; são requeridos.

O aumento do abdome é um dos sintomas da gravidez psicológica.

O aumento do abdome é um dos sintomas da gravidez psicológica.

Por: Mariana Araguaia

Artigos relacionados

Cuidados no pós-parto

Os cuidados que devem ser tomados pela mãe no período pós-parto.

Parto cesárea

Quais as vantagens e desvantagens do parto cesárea?

Teste de gravidez

Aprenda como funciona o teste de gravidez e quando cada tipo deve ser realizado.