A teoria da abiogênese e o experimento de Pasteur

Sabemos que a origem da vida sempre foi uma incógnita para o ser humano, que já elaborou diversas teorias e hipóteses tentando encontrar respostas. A teoria da geração espontânea outeoria da abiogênese, defendida por vários anos, acreditava que os seres vivos eram oriundos de matéria bruta. Essa teoria teve como defensores filósofos e cientistas como Aristóteles, René Descartes e Isaac Newton. A fim de provar que essa teoria não era real, inúmeros cientistas fizeram diversas pesquisas e experimentos, entre eles, Francesco Redi, que conseguiu provar que a teoria da geração espontânea não era verdade, mas foi colocado à prova quando, no século XVII, descobriram a existência de micróbios, voltando à tona a teoria da abiogênese.

Com o objetivo de provar definitivamente que os seres vivos provinham de um ser vivo preexistente e incentivado pela Academia Francesa de Ciências que estava oferecendo um prêmio a quem conseguisse provar a teoria da biogênese, Louis Pasteur deu início a seus experimentos.

Em um primeiro momento, Pasteur colocou caldo nutritivo em balões de vidro de pescoço longo, curvando o pescoço deles logo em seguida.

Em um segundo momento, Pasteur ferveu o caldo que estava no interior dos balões por longo tempo, tornando o líquido estéril e, consequentemente, livre de micróbios. Depois disso, Pasteur deixou os balões de vidro descansando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No experimento de Pasteur é importante observar que o caldo nutritivo no interior dos balões estava em contato com o ar, que, como sabemos, é cheio de micro-organismos. O que impedia esses micro-organismos de entrarem em contato com o caldo nutritivo era justamente a curvatura do gargalo, que funcionava como um filtro. Depois de alguns dias, Pasteur quebrou o gargalo de alguns frascos e pôde ver que depois de pouco tempo o caldo nutritivo já estava repleto de micro-organismos. Com essa experiência, Pasteur pôs fim à teoria da geração espontânea.

 

Mas além de sepultar a teoria da abiogênese, esse cientista também deixou outras contribuições que são utilizadas até os dias atuais. Dentre elas, podemos citar a pasteurização, técnica que consiste no aquecimento dos alimentos até que ele atinja altas temperaturas, seguido do seu rápido resfriamento. Essa técnica é aplicada em bebidas como leite, sorvetes, cervejas etc.


Videoaulas relacionadas:

Louis Pasteur foi um cientista que conseguiu provar a teoria da biogênese

Louis Pasteur foi um cientista que conseguiu provar a teoria da biogênese

Por: Paula Louredo Moraes