Qual gasolina polui mais?

Você pensa na poluição do meio ambiente ao escolher que gasolina consumirá?

Os três tipos de gasolina que existem em nosso país são: comum, comum aditivada e premium (Podium). O artigo Diferenças entre Gasolinas Comum, Aditivada e Premium mostrou que a gasolina aditivada é melhor que a comum porque possui detergentes especiais que limpam todo o sistema pelo qual a gasolina passa e que a premium é melhor que a aditivada e a comum porque, além de possuir esses detergentes, ela também tem maior índice de octanagem. Nesse texto foi explicado também que o motorista precisa analisar vários fatores antes de decidir qual é a melhor para o seu carro específico, o tipo de motor está entre esses fatores a serem analisados.

Mas, o aspecto mais importante que o consumidor deve pensar é em como ele irá contribuir para a poluição do meio ambiente ao escolher de forma certa ou errada o tipo da gasolina que irá usar.

Para sabermos qual delas polui mais, vejamos a constituição básica da gasolina:

A gasolina é o principal produto do refino do petróleo e sua composição pode variar de uma para outra, sendo que ela é formada por vários hidrocarbonetos que possuem em suas cadeias carbônicas de 6 a 10 átomos de carbono, enxofre, nitrogênio e compostos metálicos.

Ela é usada em motores de explosão interna que, como o próprio nome indica, sofrem uma combustão muito rápida e violenta. Cada tipo de motor possui uma determinada potência e exige diferentes qualidades de gasolina. Porém, como todos funcionam por meio da combustão e não existe nenhuma combustão que não libere gases tóxicos, todos os três tipos de gasolina poluem o meio ambiente.

Quanto à poluição atmosférica causada pelos produtos da combustão, a que menos polui o meio ambiente é a premium, porque ela emite menos enxofre durante a queima. Portanto, a gasolina premium é a que causa menos impacto ambiental, porque os gases de enxofre na atmosfera, como o dióxido de enxofre e o trióxido de enxofre, podem reagir com a água da chuva, gerando o ácido sulfúrico e aumentando o problema da chuva ácida. O resultado são danos para os vegetais, contaminação de rios, lagos e outras águas superficiais, danos à saúde dos seres vivos e prejuízos relacionados aos bens artísticos e arquitetônicos.

Quanto à disputa entre a gasolina comum e a aditivada, a comum é a que polui mais a atmosfera. Isso ocorreporque a aditivada mantém limpos os bicos injetores, reduzindo a formação de goma e, em consequência, as emissões de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos.

Agora, quanto à contaminação da água do lençol freático e do solo, as três gasolinas podem ser poluidoras por meio de vazamentos em postos de distribuição.

Dois fatores vão indicar qual gasolina poluirá mais as águas subterrâneas e o solo, que são:

1.  A presença dos hidrocarbonetos benzeno, tolueno e xilenos (BTXs): Esses são os hidrocarbonetos aromáticos de maior solubilidade em água, sendo que o benzeno é especialmente tóxico, podendo levar até mesmo ao câncer. Eles também possuem maior mobilidade no solo, podendo ser facilmente absorvido por este. Assim, a gasolina que possuir mais desses compostos em sua constituição irá poluir mais.

2. Adição de etanol: As três gasolinas mencionadas recebem cerca de 20% a 25% em volume de etanol, conforme especificado por lei pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). O etanol é bastante solúvel em água, o que aumenta também consideravelmente a solubilidade dos poluentes citados no item anterior e, consequentemente, aumenta a sua migração em corpos d’água.

Em contrapartida, a adição de etanol diminui a poluição atmosférica causada na combustão da gasolina.

Assim, esses dois fatores vão depender da composição de cada gasolina e não do tipo, isto é, se é comum, aditivada ou premium.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

“a distância” ou “à distância”?
Setores da economia
Aldeídos
David Hume
Todas as vídeo aulas

Versão completa