Lei de conservação da massa (Lei de Lavoisier)

O uso da balança foi fundamental para que Lavoisier descobrisse a importância da massa da matéria

Popularmente, a Lei de Lavoisier ou Lei de Conservação da Massa, ou ainda Lei de Conservação da Matéria, é conhecida pelo seguinte enunciado:

Quem chegou a essa conclusão pela primeira vez, no final do século XVIII, e criou essa lei, foi o cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794). Sendo considerado o “pai” da Química Moderna, ele realizou inúmeras experiências com reações químicas envolvendo o uso de balanças de alta precisão para a época.

Um de seus experimentos consistiu, resumidamente, em colocar mercúrio metálico em uma retorta, que foi então aquecida. Nesse procedimento, o mercúrio reagiu com o oxigênio presente no ar e formou como produto o óxido de mercúrio II.

Lavoisier mostrou então que pesando numa balança as massas de todas as substâncias envolvidas no início e no final da reação, verifica-se que não há perda ou ganho de massa. Desse modo, ele chegou à seguinte conclusão:

Ou seja, os elementos não se transformam uns nos outros. As substâncias presentes no início de uma reação acabam “sumindo”, mas os elementos que as constituem se reorganizam e formam novas substâncias. Por isso a massa total do sistema não muda.

Essa lei de Lavoisier foi a primeira de uma série de leis que relacionam as massas dos materiais, dando-lhes um tratamento matemático e expressando-as na forma de leis. Essas leis passaram a ser denominadas Leis Ponderais.





Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionada ao assunto:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Paralelismo Sintático, Morfológico e Semântico
Volume de cone
Kps: Constante do produto de solubilidade
5 dicas para entender o pensamento de Aristóteles
Todas as vídeo aulas

Versão completa