Gás Hélio

O gás hélio pertence à família dos gases nobres, ele é um gás inerte, monoatômico, incolor e inodoro.

Como fazer com que balões flutuem?

Se você está preparando uma festa de aniversário e não sabe como fazer balões flutuarem, está na hora de conhecer um pouco mais sobre o gás hélio, o qual se constitui de símbolo He, massa atômica 4 u e número atômico 2 (2 prótons e 2 elétrons).

O hélio pertence à família dos Gases Nobres conforme a classificação periódica dos elementos. O elemento He possui propriedades físicas, características da família a qual pertence, como o fato de ser inerte (não reagir com outros elementos), monoatômico, incolor e inodoro.


Depois do hidrogênio, o hélio é considerado o elemento químico mais abundante no universo, encontrado em 20 % da matéria das estrelas. Mas em se tratando da atmosfera terrestre, sua quantidade é mínima. Somente em alguns depósitos naturais é possível se obter quantidades significativas do gás, como por exemplo, poços de águas minerais e locais de erupções vulcânicas. As maiores fontes estão nos Estados Unidos, Rússia e Argélia.

Quanto à pergunta inicial: como fazer com que balões flutuem? A resposta está no fato de que a densidade do hélio é menor que a densidade do ar, particularidade que o torna mais leve. Portanto, ao soltar um balão cheio de gás hélio na atmosfera, ele tende a subir atingindo as maiores alturas.

O gás hélio tem outras aplicações: como gás de equipamentos para mergulhos de grande profundidade e como líquido refrigerante de materiais supercondutores.
 

Por: Líria Alves

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Argumento por comprovação
Como resolver questões de função exponencial no Enem?
pH de soluções
Pré-Enem | Corrente elétrica, leis de Ohm e circuitos elétricos
Todas as vídeo aulas

Versão completa