Gás Hélio

O gás hélio pertence à família dos gases nobres, ele é um gás inerte, monoatômico, incolor e inodoro.

Como fazer com que balões flutuem?

Se você está preparando uma festa de aniversário e não sabe como fazer balões flutuarem, está na hora de conhecer um pouco mais sobre o gás hélio, o qual se constitui de símbolo He, massa atômica 4 u e número atômico 2 (2 prótons e 2 elétrons).

O hélio pertence à família dos Gases Nobres conforme a classificação periódica dos elementos. O elemento He possui propriedades físicas, características da família a qual pertence, como o fato de ser inerte (não reagir com outros elementos), monoatômico, incolor e inodoro.


Depois do hidrogênio, o hélio é considerado o elemento químico mais abundante no universo, encontrado em 20 % da matéria das estrelas. Mas em se tratando da atmosfera terrestre, sua quantidade é mínima. Somente em alguns depósitos naturais é possível se obter quantidades significativas do gás, como por exemplo, poços de águas minerais e locais de erupções vulcânicas. As maiores fontes estão nos Estados Unidos, Rússia e Argélia.

Quanto à pergunta inicial: como fazer com que balões flutuem? A resposta está no fato de que a densidade do hélio é menor que a densidade do ar, particularidade que o torna mais leve. Portanto, ao soltar um balão cheio de gás hélio na atmosfera, ele tende a subir atingindo as maiores alturas.

O gás hélio tem outras aplicações: como gás de equipamentos para mergulhos de grande profundidade e como líquido refrigerante de materiais supercondutores.
 

Por: Líria Alves

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Continentes do mundo
Provas do 1º dia dão pistas do que pode ser cobrado de Biologia no Enem
Funções Orgânicas
Termologia no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa