Efeito da superfície de contato na velocidade das reações

Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior é a velocidade das reações.

Qual queima mais rápido: a palha de aço ou o prego?

Tanto a palha de aço usada em limpeza doméstica quanto os pregos possuem como principal constituinte o ferro metálico. Se realizarmos uma reação de combustão de uma palha de aço e de um prego, qual queimará primeiro? Se você respondeu a palha de aço, está correto. Ela queima muito mais rápido que o prego, conforme as imagens acima mostram.

Existem vários fatores que influenciam a velocidade das reações e que são estudados em Cinética-Química. Nesse caso, o fator que interfere na velocidade dessa reação de combustão é a superfície de contato dos reagentes. De acordo com a teoria das colisões, para que uma reação química ocorra, é necessário que os reagentes que possuem afinidade química entrem em contato e que ocorram colisões efetivas entre as suas partículas. Para serem efetivas e resultarem em reação, as colisões entre as partículas devem ocorrer em uma orientação favorável e com energia suficiente (energia de ativação).

Essas colisões ocorrem entre as moléculas ou partículas da superfície dos materiais sólidos. Assim, no caso da palha de aço, a sua superfície de contato é maior do que a do prego, ou seja, está mais fragmentada, está com uma maior área exposta e, dessa forma, mais átomos de ferro entram em contato com o oxigênio do ar que causa a combustão. Com isso, a quantidade de choques entre esses reagentes e a probabilidade de ocorrerem choques efetivos aumentam, o que resulta no aumento da velocidade da reação.

Com isso, podemos chegar à seguinte conclusão:

Quanto maior a superfície de contato dos reagentes, maior é a taxa de desenvolvimento ou velocidade de uma reação e vice-versa.

Isso pode ser visto em diversas situações do cotidiano. Por exemplo, a própria palha de aço enferruja mais rápido que o prego ou uma barra de ferro porque ela tem uma maior superfície de contato com o oxigênio e com a umidade do ar que causa a oxidação do ferro. Outro caso é se colocarmos em uma mesma quantidade de água um comprimido efervescente inteiro, um comprimido em pedaços e um em pó. Veremos que o pulverizado será o que se dissolverá mais rápido, pois está mais fragmentado. O último a terminar de efervescer será o comprimido inteiro, pois ele é mais compactado e sua superfície de contato é menor.


Reação entre antiácido efervescente e água em duas situações diferentes: no primeiro copo, o antiácido está em pó; no segundo, está em comprimido





Videoaula relacionada:

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Contradomínio de uma função
Quem foi Dom Pedro I
Leis de Newton no Enem
Jean-Paul Sartre
Todas as vídeo aulas

Versão completa