Cinética Química

A reação de combustão nos foguetes seria lenta, porém seu estudo pela Cinética Química propiciou encontrar um meio de aumentar sua velocidade

A Cinética Química estuda a velocidade com que as reações ocorrem. A partir desse estudo é possível retardar ou aumentar a rapidez de várias reações.

Isso é extremamente importante em nosso dia a dia e, principalmente, nas indústrias químicas, que perderiam muito dinheiro se determinadas reações continuassem ocorrendo de forma muito lenta.

Um exemplo é o mostrado na figura, onde a mistura de líquidos para foguetes (em que o  hidrogênio é o combustível, e o oxigênio é o comburente) só ocorre de maneira rápida em virtude da ação de uma faísca elétrica ou de uma chama; do contrário, a reação ocorreria de forma tão lenta que seria impossível determinar sua velocidade.

Esse ramo da Química mostra como é possível calcular a taxa de variação da rapidez de uma reação, quais são os fatores que influenciam na velocidade das reações e quais são as condições necessárias para que uma reação ocorra. Além disso, explica vários conceitos, como: energia de ativação, complexo ativado, teoria das colisões, catalisadores, ordem de uma reação, etc.

Entenda essas e outras questões nesta subseção.

Por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos de Cinética Química

Últimas Aulas

Tecido Muscular
Radioatividade no Enem: como esse tema é cobrado?
Pré-Enem | Óptica: reflexão, refração, espelhos, lentes, óptica da visão
O super-homem de Nietzsche
Todas as vídeo aulas

Versão completa