Cálcio

O cálcio é um elemento químico presente em alguns alimentos na forma mineral, os laticínios são considerados fontes primárias de cálcio.

como introduzir cálcio na alimentação?

O elemento químico Cálcio possui símbolo Ca, número atômico 20 (20 prótons e 20 elétrons) e massa atômica 40 u. É classificado na tabela periódica dos elementos químicos como metal da família dos alcalino-terrosos e se localiza no grupo 2 A, neste caso, se apresenta como metal de baixa dureza, maleável e dúctil.

O cálcio se apresenta naturalmente, em seu estado puro, como um metal prateado que reage facilmente com o oxigênio, é o quinto elemento mais abundante na crosta terrestre (3,6% em massa). Principais rochas de onde se extrai cálcio: mármore, calcita, calcário, dolomita, fluorita, apatita e granito.


O cálcio se faz presente na forma de minerais em laticínios, estes, por sua vez, são considerados fontes primárias de cálcio. O leite, por exemplo, é um alimento rico em cálcio, sendo que o mineral é importante para o desenvolvimento de ossos e cartilagens. Portanto, o aleitamento materno é fonte essencial de cálcio para recém-nascidos e, para os idosos que desejam um fortalecimento ósseo, o recomendável é a ingestão diária de produtos lácteos.

O cálcio pode se apresentar ainda na forma de carbonato de cálcio, também conhecido como calcita, um mineral inorgânico quimicamente inerte com características alcalinas que resulta em reações do óxido de cálcio com dióxido de carbono.

Por: Líria Alves

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Aprenda a usar os porquês de uma vez por todas!
Adição e subtração de números complexos na forma algébrica
História de Goiás: coronelismo
Ligações Químicas no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa