Viva Mafalda!

Em 2014, a personagem Mafalda, do cartunista Quino, completa cinquenta anos de existência. Conhecida em todo o mundo, a menina argentina continua atual, e seu discurso, coerente.

Quem não conhece a menina argentina de laço vermelho na cabeça e suas perguntas desconcertantes? Celebre com a gente os cinquenta anos de Mafalda

No ano de 2014, comemoramos o aniversário de uma personagem muito especial. Mafalda, a esperta menininha argentina, completa cinquenta anos! Ela é conhecida em todo mundo por suas tiradas geniais e por sua rebeldia. Provavelmente, você já deve ter se “encontrado” com ela por aí, pois as tirinhas são frequentemente utilizadas em provas de concursos e vestibulares. Relembre com a gente os cinquenta anos de Mafalda!

Em 1962, o cartunista Joaquín Salvador Lavado fez sua primeira experiência com a personagem que o consagraria anos depois. Mafalda foi criada para ilustrar a publicidade de uma marca de eletrodomésticos, contudo, o projeto não seguiu em frente e sua estreia para o mundo foi adiada. Dois anos depois, em 1964, finalmente Mafalda ganhou vida nas páginas da revista Leoplán, mas foi em 1965, quando passou a ser publicada diariamente no jornal Mundo, da capital argentina, Buenos Aires, que a personagem ganhou projeção nacional e consagrou seu criador como um dos mais importantes humoristas gráficos do país. Em 1967, o jornal faliu, então as tirinhas passaram a ser publicadas no semanário Siete Dias Ilustrados. O sucesso já estava consolidado, Mafalda já havia se transformado em ícone de uma geração e, apesar de todo reconhecimento de público e crítica, em 1973, Quino decidiu que era hora de parar de desenhar a menininha rebelde e inconformista, pois diante da exigência da publicação para que o desenhista entregasse os quadrinhos com antecedência, ele não mais poderia comentar os assuntos do dia a dia, principal característica do discurso de Mafalda.

Mafalda não estava sozinha, seus principais interlocutores eram seus amigos Felipe, Manolito, Susanita, Liberdade e seu irmão, Guille. Sua tartaruga de estimação foi curiosamente batizada de “Democracia”, pois, assim como a democracia, “era lenta em tudo” (note aí a fina ironia de Quino). Com a ajuda dessa turma, ela discutia problemas sociais e políticos em uma época em que a liberdade de expressão estava sob forte censura, já que a Argentina vivia momentos sombrios de uma implacável Ditadura Militar. Cultura e comportamento também eram contemplados sob o olhar irônico da garota idealista e sincera que nunca se calou diante das respostas insatisfatórias que os adultos lhe ofereciam. Mafalda era uma espécie de porta-voz de seu criador e seu discurso continua atual e facilmente aplicado aos dias de hoje. Para comemorar com a gente, selecionamos algumas tirinhas para você ler, divertir-se e, principalmente, refletir. Boa leitura!


Com perguntas desconcertantes, Mafalda nunca estava satisfeita com as respostas que os adultos ofereciam


Com sua fina ironia, Quino discutia problemas sociais e políticos através de sua porta-voz, a menina Mafalda


Mafalda é famosa em vários países, o que levou seu criador à lista dos dez argentinos mais famosos do século 20


O discurso anticonformista de Mafalda continua atual e suas perguntas, em sua maioria, sem respostas

Por: Luana Castro Alves Perez

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Redação nota 1000 | Desafios para o desenvolvimento do hábito de leitura no Brasil
Economia da Índia
DNA | Ácidos Nucleicos
Eletrólise Aquosa
Todas as vídeo aulas

Versão completa