O Dedo do Cairo

O “Dedo do Cairo” pode ser a mais antiga prótese já construída pelo homem.
Ao estudar o legado científico da civilização egípcia, podemos notar um amplo leque de invenções e descobertas que singularizaram este povo. No ramo da medicina, muitos se surpreendem com o fato dos egípcios terem criado métodos bastante complexos para o tratamento de doenças. Além disso, podemos ainda notar que eles desenvolveram anestésicos que permitiram a realização de várias intervenções cirúrgicas, inclusive em nível craniano.

No ano de 2007, cientistas e pesquisadores tiveram outra grata surpresa quando descobriram a presença de um dedo postiço no pé de uma múmia egípcia com mais de 3.000 anos de idade. Feito com madeira e couro, o artefato foi provavelmente construído entre os anos de 1069 e 664 a.C.. Mesmo não sabendo como a dona da prótese perdera o seu dedo, os cientistas se animam com outras respostas que a pequena peça talvez forneça.

Em uma breve análise, descobriram que o chamado “Dedo do Cairo” possui claros sinais de desgaste. Por meio dessa evidência, uma equipe de estudiosos da Universidade de Manchester acredita que o dedo de madeira não tenha sido feito apenas para reparar o defeito físico da múmia ou que teria apenas uma função ritual. Eles acreditam que a elaborada invenção poderia ter permitido ao seu portador recuperar o equilíbrio e andar normalmente.

Para realizar a prova desta hipótese, estão sendo desenvolvidas réplicas da prótese que serão testadas em voluntários que tenham a mesma deficiência física. Caso essa tese seja comprovada, os egípcios passariam a também deter o título dos primeiros a realizarem estudos no campo da medicina prostética. Atualmente, a mais antiga prótese que se tem notícia é a “Perna Cápua Romana”, construída com madeira, bronze, couro e ferro, por volta de 300 a.C..

 
Por: Rainer Sousa

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como resolver questões de função polinomial do 2º grau no Enem
Por que acontecem as estações do ano?
Estruturas de Lewis
Karl Popper
Todas as vídeo aulas

Versão completa