Tipos de Clima

Os principais tipos de clima da Terra influenciam as características vegetais e atmosféricas de suas respectivas áreas.

Principais tipos climáticos da Terra

Existem vários tipos climáticos que compõem a dinâmica terrestre. Eles são determinados por uma série de fatores que, combinados, conferem a cada localidade um conjunto de características atmosféricas específicas. Por esse motivo, estudaremos a seguir os principais tipos de clima e suas principais características.

Equatorial: Situa-se nas regiões localizadas próximas ao Equador, com temperaturas médias de 25ºC e com elevado índice de pluviosidade, com chuvas bem distribuídas durante todo o ano.

Tropical: Caracteriza-se por apresentar temperaturas elevadas e a ocorrência de duas estações bem definidas, um inverno seco e um verão úmido. Esse tipo de clima cobre a maior parte do território brasileiro.

Semiárido: Apresenta baixas taxas de umidade e índice pluviométrico, que são maiores apenas do que as do clima desértico. Apresenta elevadas temperaturas durante o ano, mas a sua média permanece em 25ºC.

Desértico: Também chamado de Árido, é o mais seco e menos chuvoso dentre todos os climas. Possui as mais altas temperaturas da superfície terrestre, mas sua amplitude térmica também é elevada, apresentando noites muito frias.

Mediterrâneo: Possui médias anuais de temperatura um pouco acima dos 20ºC. Apresenta um inverno chuvoso e um verão seco.

Subtropical úmido: Os verões são muito quentes e úmidos e os invernos frios e secos, com elevada amplitude térmica. As chuvas são bem distribuídas, apesar de maior incidência no verão.

Frio de Montanha: Clima característico das regiões de elevada altitude, sendo, portanto, muito frio. As médias de temperatura, muitas vezes, não são superiores a 0ºC e o índice de pluviosidade é elevado, em razão não só das chuvas, mas da constante incidência de neve.

Continental úmido: Mais conhecido como clima temperado, caracteriza-se por ser relativamente frio, com temperaturas oscilando entre -5ºC e 15ºC ao longo do ano.

Frio: por vezes chamado somente de “continental”, esse clima é comum apenas nas zonas de altas latitudes, com destaque para o Canadá. Possui baixíssimas temperaturas e elevada pluviosidade, que se manifesta, principalmente, sob a forma de neve.

Polar: Registra as mais baixas temperaturas da Terra, com verões secos e curtos e invernos longos e úmidos. Os índices de pluviosidade são baixos.


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Triângulo Equilátero: Área e Altura | TRIÂNGULOS
Petróleo
Grécia Antiga: Os Cretenses
Sais: Nomenclatura
Todas as vídeo aulas

Versão completa