Planaltos

Os planaltos constituem-se como uma unidade de relevo que, atualmente, abriga um terço da população mundial.

Paisagem correspondente a uma área de planalto, com relevo relativamente acidentado

Os Planaltos – também conhecidos como platôs – são uma forma de relevo caracterizada por apresentar terras altas, porém nem tão altas como as cadeias de montanhas e nem tão baixas quanto as áreas de planícies. São locais de formação geológica mais antiga, apresentando, assim, terrenos mais acidentados, onde o processo de deposição predomina sobre o de sedimentação dos solos.

Essa unidade de relevo possui formas variadas em sua fisionomia, como morros, serras, escarpas e chapadas, apresentando, com isso, algumas variações em seus índices de altitudes. O processo de erosão é de tal forma presente que mesmo as localidades mais acidentadas apresentam feições ligeiramente arredondadas. Em geral, as feições são menos planas do que as planícies e menos íngremes do que as montanhas.


Chapada Diamantina, um exemplo de formação de relevo nos planaltos

A ocupação das áreas de planalto não costumava ocorrer frequentemente na antiguidade, quando as civilizações optavam, normalmente, por localidades menos acidentadas e mais planas, geralmente nas proximidades de rios – planícies fluviais – e zonas litorâneas. No entanto, com os progressos advindos das revoluções industriais, essas áreas passaram a ser mais valorizadas, principalmente com o desenvolvimento dos meios de transporte, que permitiram o povoamento de extensas faixas intracontinentais. Atualmente, os planaltos abrigam cerca de um terço da população mundial.

Os planaltos são classificados em três tipos diferentes, segmentados conforme as suas respectivas formações rochosas:

Planaltos cristalinos: são formados por rochas metamórficas e ígneas intrusivas (que se formaram abaixo da superfície). Esse tipo de planalto é resultante da decomposição de antigas montanhas que foram desgastadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo.

Planaltos sedimentares: Como o próprio nome indica, são formados por rochas sedimentares e são resultantes do soerguimento de regiões de bacias sedimentares em função dos agentes internos ou endógenos de transformação do relevo, geralmente relacionados com o movimento das placas tectônicas.

Planaltos basálticos: São constituídos por rochas ígneas vulcânicas ou extrusivas, aquelas que se formam a partir da solidificação do magma na superfície, geralmente após a ocorrência de erupções. Recebem esse nome porque o basalto é a rocha predominante desse relevo, que costuma originar solos altamente férteis, como as terras rochas brasileiras.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Projeção ortogonal
OEA – Organização dos Estados Americanos
Equilíbrio de Hardy-Weinberg
Física Moderna: no que focar para o Enem?
Todas as vídeo aulas

Versão completa