O Iraque Hoje

Comércio nas ruas de Bagdá, capital do Iraque, em Março de 2011.¹

A data de 20 de Março de 2003 foi profundamente marcante para a história do Iraque, foi nesse dia que as tropas da coalisão liderada pelos Estados Unidos, mesmo sem a autorização da ONU, iniciaram a invasão militar do território iraquiano, até então comandado pelo ditador Saddam Hussein, em busca de supostas armas químicas fabricadas pelo país (o que depois foi provado como falso).

Após a retirada das tropas americanas no início de 2012, em que estado o Iraque atualmente se encontra?

O Iraque hoje vive as consequências não somente da invasão norte-americana, mas também do bloqueio econômico imposto pela comunidade internacional e pela ONU por conta da invasão ao Kuwait, em 1990, e pela constante repressão que a ditadura sunita impunha aos xiitas (maioria da população iraquiana) e aos curdos.

O governo atual, liderado pelo primeiro-ministro Nuri al-Maliki, é formado pelas três grandes frentes que habitam o país: os sunitas, os xiitas e os curdos, mas sua sustentação em uma única pátria dificilmente será mantida. De um lado, os curdos – que formam a maior nação sem pátria – desejam a criação do Curdistão e, de outro, os xiitas também desejam sua independência para uma possível junção ao Irã.

O país atualmente ainda vive uma grande crise econômica e social, bem como uma grande instabilidade política. A população é atingida pela miséria que assola o país, bem como pelos altos índices de violência, corrupção e ausência de infraestrutura.

Por conta da Guerra Civil, que se iniciou a partir de 2006 com a morte de Saddam Hussein e durou até 2008, as três frentes que habitam o país convivem com o medo e a desconfiança mútua.

Por conta do intenso colapso ao qual está mergulhado o país e da falta de apoio da comunidade internacional – sobretudo após a retirada das tropas americanas –, a situação do Iraque não poderia ser pior. No entanto, é preciso aguardar um pouco mais para dizer as reais consequências da guerra contra os EUA, uma vez que o país ainda tenta se reconstruir e assimilar os impactos de uma tragédia recente.

––––––––––––––––––

¹Fonte da imagem: Northfoto e Shutterstock

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Vícios de linguagem: cacofonia – eco, hiato e colisão
Mudanças climáticas
Patrimônio histórico cultural
Como um chinelo pode salvar a sua vida?
Todas as vídeo aulas

Versão completa