América Anglo-Saxônica

A América Anglo-Saxônica corresponde à regionalização do continente americano que engloba os Estados Unidos e o Canadá.

Estados Unidos e Canadá, os dois países da América Anglo-Saxônica

A América Anglo-Saxônica corresponde a uma divisão regional do continente americano que agrupa aqueles países de filiação linguística inglesa e que possuem relações históricas com o Reino Unido, a saber: Estados Unidos e Canadá. Todavia, existem outros países americanos que utilizam a língua inglesa como idioma oficial e que não fazem parte dessa região, a exemplo das Bahamas e da Jamaica, bem como algumas regiões canadenses que falam o francês, caso da província de Quebec.

Na verdade, em termos práticos, a América Anglo-Saxônica diz respeito mais a uma divisão regional econômica do que propriamente etnolinguística, pois os EUA e o Canadá são os únicos países desenvolvidos existentes nas Américas. Os demais países integram a América Latina, que envolvem todos os países centro e sul-americanos, além do México.

A expressão “anglo-saxão” faz referência aos povos germânicos que venceram os bretões e passaram a habitar a Inglaterra. Desde então, quando se fala em “mundo anglo-saxão”, fala-se de toda a derivação territorial conquistada a partir da descendência inglesa.

Há algumas classificações que consideram como América Anglo-Saxônica, além dos dois países citados, a Guiana na América do Sul e Belize na América Central. Mas como ressaltamos anteriormente, trata-se de uma regionalização imperfeita, pois não contempla a totalidade dos países que foram colonizados ou diretamente incorporados ao Reino Unido.

Se considerarmos o termo “anglo-saxão” ao pé da letra, com todos os países americanos que falam inglês, a América Anglo-Saxônica seria composta pelos seguintes países:

- Antígua e Barbuda

- Belize

- Barbados

- Bahamas

- Canadá

- Dominica

- Estados Unidos da América

- Granada

- Jamaica

- São Cristóvão e Nevis

- São Vicente e Granadinas

- Santa Lúcia

- Trinidad e Tobago.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Guerra dos Sete Anos
Por que as fake news podem agravar ainda mais questões de saúde pública
Associação de resistores em paralelo
Montesquieu
Todas as vídeo aulas

Versão completa