Teorema das energias potenciais

Ao saltar para fora da água, o golfinho ganha energia potencial gravitacional, obtida através da energia cinética com a qual nadava

O trabalho realizado por certas forças, ditas conservativas, independe da trajetória descrita pelo corpo, dependendo apenas da posição inicial e da posição final ocupada pelo corpo, em relação ao referencial adotado.

Ao estudarmos os conceitos de energia potencial gravitacional, vimos que o cálculo do trabalho realizado pela força peso, a fim de deslocar um corpo do ponto A até o ponto B, bem como o trabalho realizado pela força elástica, não dependem do caminho, ou seja, não dependem da trajetória descrita pelo corpo A até o ponto B. Portanto, podemos dizer que esse trabalho corresponde à diferença entre as energias potenciais do sistema, entre os pontos A e B. Dessa forma, temos:

τAB=Ep(A)-Ep(B)

Essa expressão, que pode ser usada para os cálculos das duas energias potenciais que tratamos, é conhecida como Teorema das Forças Conservativas ou Teorema das Energias Potenciais. Em consonância com esses resultados, dizemos que as forças gravitacional e elástica são forças conservativas.

Os sistemas evoluem, espontaneamente, no sentido que faz diminuir a sua energia potencial (dito ao contrário: dá-se o nome de sistema forçado quando ele evolui no sentido que provoca o aumento de sua energia potencial).

Vejamos um exemplo:

Vamos supor que um corpo de massa igual a 20 kg encontra-se preso ao teto de uma sala, como mostra a figura abaixo. Considere o módulo da aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e determine, em joules, a energia potencial gravitacional do objeto em relação:

a) ao ponto A             b) ao ponto B.

Resolução

a) sendo h = 2,8 m e ho = 1,8 m, então a altura do objeto em relação ao ponto A é: hA=h- h0=2,8-1,8=1 m.

Ep(A) =m.g.hA
Ep(A) =20 .10 .1
Ep(A) =200 J

b) Nesse caso, a altura do objeto em relação ao ponto B é hB=h=2,8 m.

Ep(B) =m.g.hB
Ep(B) =20 .10 .2,8
Ep(B) =560 J

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Como resolver questões de triângulo equilátero no Enem?
Guerra de Yom Kippur
Alta Idade Média
Hannah Arendt
Todas as vídeo aulas

Versão completa