Energia Potencial e Trabalho

Salto de um bungee jump

Energia Potencial

Vamos supor uma bola abandonada do alto de um prédio. A bola cai por causa da força de atração gravitacional (força peso), que realiza um determinado trabalho durante a descida da bola. Houve a realização de trabalho porque a bola no alto do prédio apresentava energia, chamada de energia potencial.

Então podemos enunciar que a energia potencial é a energia armazenada por um corpo.

Energia potencial gravitacional

Vamos considerar um corpo de massa m que está a certa altura h em relação ao chão.

O corpo da figura acima pode realizar movimento, portanto ele armazena energia potencial gravitacional em relação ao solo. Isso acontece porque, quando ele é abandonado, a força peso que atua sobre ele realiza trabalho durante o processo de descida (trabalho da força peso).

A energia potencial que o corpo armazena no ponto A se manifesta na forma de trabalho realizado pela força peso no deslocamento de A até B.

Epot A = TAB
Epot A = P.Δs.cos 0º
Epot A = m.g.h


Onde: Epot (energia potencial gravitacional), m (massa), g (aceleração da gravidade), h (altura em relação ao solo).

Portanto, energia potencial gravitacional é aquela armazenada em um corpo que está a uma certa altura, em relação a um nível de referência.

Trabalho da força peso (Tp)

Se a altura de um determinado corpo variar em relação a um referencial escolhido, a força peso realizará trabalho, que pode ser expresso pela equação abaixo.

Tp = m.g.h

Na expressão, h representa a variação da altura do corpo. Devemos usar o sinal (+) quando o movimento do corpo for de descida, no qual consideramos que ele realiza um trabalho motor, e usar o sinal (-) quando o movimento do corpo for de subida, no qual consideramos que ele realiza um trabalho resistente.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Domiciano Correa Marques da Silva

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Função exponencial
Golpe Militar em Mianmar
Catalisadores
Capacitores
Todas as vídeo aulas

Versão completa