Capoeira

A capoeira é uma luta de defesa pessoal brasileira que mistura dança, música e cultura popular.

A capoeira é um dos principais símbolos da cultura brasileira.

A capoeira é uma manifestação cultural brasileira que faz parte da história do Brasil. Considerada um dos principais símbolos da cultura do país, a capoeira é uma luta de defesa pessoal que engloba inúmeros elementos, entre eles o esporte, a música e a dança. Foi criada por escravos africanos como uma forma de se defender e é conhecida por seus movimentos ágeis e complexos em que são utilizados os pés e as mãos e são feitas acrobacias e outras manobras corporais.

A modalidade desenvolveu-se principalmente no estado da Bahia, mas acabou sendo difundida por vários estados, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. Por isso é que o regulamento do jogo varia de acordo com cada região.

A música também é considerada uma característica que a diferencia das outras lutas. Ela é acompanhada por instrumentos que determinam o ritmo e o estilo do jogo durante a roda de capoeira. Os instrumentos são tocados em uma linha chamada bateria. Entre os instrumentos utilizados em uma roda de capoeira estão: berimbau, caxixi, atabaque e pandeiro, mas o principal deles é o berimbau, feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça.

Os estilos das canções são mudados de acordo com o ritmo do berimbau. Elas abordam os mais variados assuntos, indo de histórias do cotidiano de uma lavadeira, um amor perdido ou até mesmo o momento em que a roda de capoeira acontece.

Leia também: Kendô — uma arte marcial japonesa

História da capoeira

A capoeira é uma luta de defesa pessoal que surgiu como uma forma de os escravos se protegerem da violência cometida contra eles quando fugiam. Para disfarçar o que de fato era a capoeira antes da fuga, pois eram proibidos de praticar esportes, os negros escravizados inseriam mímicas, danças e músicas.

Com significado de “o que foi mata”, a palavra “capoeira” veio da junção dos termos ka’a (“mata”) e pûer (“que foi”), fazendo alusão às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. A tradução do nome seria algo como “o mato que nasce depois do desmatamento”. A origem do nome veio do fato de que os escravos fugitivos fugiam dos capitães do mato pela vegetação rasteira.

Pintura de Augustus Earle mostrando a prática da capoeira no Rio de Janeiro.

A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até a década de 1930, pois era considerada uma prática subversiva, mesmo após a Abolição da Escravatura. Após esse período, passou a ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Anos mais tarde, em 2014, a roda de capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Interessante: No exterior, a capoeira é conhecida como Brazilian martial art, ou arte marcial brasileira, por ser praticada em grupo e acompanhada de música constante que impõe ritmo aos movimentos.

Como jogar capoeira?

De modo geral, a capoeira é disputada por dois oponentes que se defrontam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, com o objetivo de derrubar o adversário. Os outros capoeiristas batem palma no ritmo do berimbau e cantam enquanto os dois capoeiristas do centro da roda lutam.

Os capoeiristas que estão na roda batem palma no ritmo do berimbau. [1]

Tipos de capoeira

Os dois principais tipos de capoeira são a capoeira regional e a capoeira Angola.

  • Capoeira regional: consiste em movimentos acrobáticos, sendo jogada em pé e com regras específicas, elemento característico de um esporte. Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo, aumentando o número dos adeptos da capoeira em vários países. Na capoeira regional, conforme os praticantes desenvolvem suas habilidades, aprendendo golpes diferentes e pensando sobre esses golpes, eles vão sendo graduados por meio de um cordão, sendo que cada cor representa o estágio em que o praticante está classificado. Assim, ele vai adquirindo novos cordões até se tornar um mestre.

  • Capoeira Angola: é o estilo original que era praticado pelo povo escravizado. Nesse estilo, jogar capoeira é caracterizado por ser algo mais lento, constituído de movimentos furtivos e executados de modo rasteiro. Na capoeira Angola, para se graduar é diferente, já que depois de muitos anos de prática e de dedicação à capoeira o praticante recebe do mestre um lenço, que significa que esse discípulo está pronto para ser mestre. Assim, na capoeira Angola, a formação do mestre depende exclusivamente da vontade do mestre que ensina.

Veja também: Parkour — uma forma de ultrapassar obstáculos de forma rápida usando somente o corpo

Principais golpes da capoeira

 Ilustração representando os principais golpes da capoeira.

A capoeira é uma luta de defesa e ataque em que os oponentes utilizam, principalmente, os pés e a cabeça. Confira abaixo os golpes mais comuns dessa prática:

  • rasteiras;

  • chutes;

  • joelhadas;

  • cabeçadas;

  • cotoveladas;

  • acrobacias no solo;

  • acrobacias aéreas.

Crédito de imagem

[1] Will Rodrigues / Shutterstock

Por: Érica Caetano

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Pontuação: ponto e vírgula, reticências e dois-pontos
Pontos notáveis de um triângulo
Coronavírus: o que é, sintomas, riscos
Termologia no Enem
Todas as vídeo aulas

Versão completa