Vagina

A vagina é um órgão do sistema reprodutor feminino caracterizado por ser um canal tubular que se estende do útero à vulva.

A vagina está localizada entre a bexiga e o reto.

Vagina é um órgão do sistema reprodutor feminino caracterizado por ser um canal musculoso cujas paredes se tocam, formando um tubo colapsado. A vagina estende-se do colo do útero até a vulva, está localizada na região entre a bexiga e o reto e apresenta de 10 a 15 cm de comprimento.

Trata-se do órgão feminino da cópula e do local por onde o bebê passa durante o parto normal e por onde o sangue menstrual escoa. Micro-organismos podem se desenvolver na região vaginal, provocando infecções. Cuidar da higiene íntima é extremamente importante para reduzir os riscos de infecções.

Veja também: Candidíase — uma das infecções vaginais que existem

Resumo sobre vagina

  • Vagina é um órgão do sistema reprodutor feminino que se estende desde o colo uterino até a vulva.

  • Apresenta uma parede com três camadas: mucosa, muscular e adventícia.

  • Tem um pH ácido que é fundamental para evitar a proliferação de micro-organismos que podem causar doenças.

  • É o órgão feminino da cópula e o local por onde o sangue menstrual escoa e por onde o bebê passa no momento do parto.

  • Infecções vaginais podem ser prevenidas se a higiene íntima for mantida.

Características da vagina

A vagina é um canal tubular que se estende da região do colo do útero até os órgãos genitais externos, denominados coletivamente de vulva. Ela está localizada na região entre a bexiga e o reto e apresenta entre 10 e 15 cm de comprimento.

Destaca-se por ser um tubo colapsado, ou seja, suas paredes se tocam, estando o órgão geralmente fechado. Devido a essa característica, para a realização de exame clínico, é fundamental a utilização de um aparelho pelo médico para separá-las.

Na entrada da vagina há uma membrana chamada de hímen, a qual é constituída de tecido conjuntivo. O formato e o tamanho do hímen variam de uma mulher para outra. Geralmente, essa estrutura apresenta uma abertura única. Em algumas situações, o hímen fecha completamente a abertura da vagina, em uma condição denominada imperfuração.

Normalmente, o hímen se rompe quando a mulher tem sua primeira relação sexual. Entretanto, em algumas situações ele pode continuar íntegro após a cópula. Sendo assim, a presença do hímen não deve ser considerada um fator que garante o estado de virgindade.

A parede da vagina é formada por três camadas: mucosa, muscular e adventícia. A adventícia é a camada que une a vagina aos tecidos vizinhos. Ela é formada por tecido conjuntivo denso e é rica em fibras elásticas, que promovem a elasticidade do órgão. A camada muscular, por sua vez, é formada principalmente por fibras musculares lisas.

Por fim, há a mucosa, que é a camada voltada para o lúmen da vagina. O epitélio da mucosa vaginal é formado por tecido epitelial estratificado pavimentoso, e suas células, apesar de não ocorrer queratinização intensa, podem apresentar uma pequena quantidade de queratina. As células da mucosa produzem e acumulam glicogênio sob a ação de estrógenos.

Quando as células epiteliais descamam, esse glicogênio é depositado no lúmen vaginal, e bactérias presentes nessa região o metabolizam. A metabolização do glicogênio leva à produção de ácido lático, o que garante o pH ácido da região da vagina, uma característica protetora contra micro-organismos que podem causar doenças.

Função da vagina

A vagina é o órgão do sistema reprodutor feminino que conecta o útero ao meio externo, sendo esse o caminho pelo qual o bebê passa no momento do nascimento via parto normal. Além de funcionar como canal de parto e órgão de cópula, a vagina é também o local por onde o fluxo menstrual e secreções uterinas são eliminadas. Ademais, essa estrutura também pode receber o pênis durante a relação sexual, sendo o local onde sêmen é depositado. 

Saiba mais: Síndrome do choque tóxico — a síndrome relacionada ao uso de absorventes menstruais internos

Diferença entre vulva e vagina

A vagina, como salientado anteriormente, é o órgão tubular e musculoso que se estende do colo do útero até a genitália externa feminina. As estruturas que formam a genitália externa feminina constituem, em conjunto, a chamada vulva. A vulva é formada pelos pequenos e grandes lábios, pelo clitóris e algumas glândulas que se abrem na região conhecida como vestíbulo, o espaço delimitado pelos pequenos lábios e onde está localizado o orifício vaginal e o óstio externo da uretra.

Higiene íntima feminina

A higiene íntima é fundamental para evitar infecções vaginais.

Manter a saúde íntima é fundamental para evitar infecções vaginais, as quais podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de sintomas desagradáveis, como coceiras, corrimento e odor desagradável. Algumas dicas para evitar o desenvolvimento desses problemas são:

  • Evitar o uso de duchas vaginais, pois elas podem alterar o pH do órgão e afetar a flora bacteriana normal.

  • No momento do banho, higienizar adequadamente a região da vulva, utilizando sabonetes recomendados para a área íntima. O canal vaginal não deve ser higienizado. A limpeza deve ser feita apenas na área externa.

  • Utilizar calcinhas que permitem a pele respirar, como as feitas de algodão. Outra dica importante é não deixar peças íntimas secando no banheiro, pois a umidade favorece o crescimento de micro-organismos. O ideal é secá-las ao sol.

  • Durante o período menstrual, realizar a troca do absorvente, de preferência a cada quatro horas durante o dia, evitando ficar longos períodos com o produto.

  • Usar camisinha em todas as relações sexuais é fundamental para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Locuções conjuntivas
Países mais populosos do mundo
História de Goiás: transferência da capital e construção de Goiânia
“A Origem da Tragédia”, de Nietzsche
Todas as vídeo aulas

Versão completa