Urso-polar

O urso-polar é um grande mamífero carnívoro, cujo principal alimento são as focas. Classificado como vulnerável, é um animal encontrado na região do Círculo Polar Ártico.

O urso-polar é um animal encontrado no Ártico

O urso-polar (Ursus maritimus) é um mamífero que vive no Círculo Polar Ártico e em áreas continentais adjacentes. É considerado o maior carnívoro terrestre.Atualmente, essa espécie está classificada como vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (sigla em inglês para International Union for Conservation of Nature / União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, em português).

Leia mais sobre: Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN


Principais características do urso-polar

O urso-polar, um grande animal, pode pesar mais de 500 quilos e medir até 3 metros. Possui pele rica em pelos muito densos, sem nenhuma pigmentação, o que permite a camuflagem no ambiente de neve. Uma curiosidade é que esses animais possuem a pele preta, que ajuda a aquecer seu corpo devido à maior absorção de calor. São caracterizados por serem animais solitários.


Onde vive o urso-polar?

O urso-polar vive na região do Círculo Polar Ártico, em locais onde as águas são cobertas de gelo. Durante o verão, é possível observar a retração do gelo, por isso alguns ursos viajam em busca de locais onde o gelo ainda persista. Outros, no entanto, podem permanecer em terra nesse período, onde ficam em jejum, gastando suas reservas, até que o gelo se forme novamente no local. No ambiente terrestre, os ursos-polares não conseguem alimentos suficientes para seu sustento.


Alimentação do urso-polar


O urso-polar alimenta-se principalmente de focas

O urso-polar é um animal carnívoro. Seu principal alimento são as focas, as quais eles caçam, principalmente, no momento em que elas sobem para a abertura de gelo para respirar. Eles podem se alimentar também de outros mamíferos marinhos, de peixes e, até mesmo, de carcaças, como as de baleia, por exemplo.

Deve-se salientar a importância do gelo para que esse animal obtenha seu alimento. Além de o gelo sobre as águas ser fundamental para capturar focas que buscam oxigênio, o gelo também garante camuflagem, fazendo com que o urso não seja percebido facilmente e, assim, consiga montar uma estratégia de caça. Dessa forma, o derretimento de gelo pode afetar negativamente os hábitos alimentares desse animal.

Leia mais sobre : Degelo


Reprodução do urso-polar

O urso-polar é um animal com taxa reprodutiva muito baixa quando comparada a de outros mamíferos. As fêmeas entram em estágio reprodutivo por volta dos 4 anos de idade, e sua gestação dura entre 195 e 265 dias. Normalmente, observa-se o nascimento de gêmeos.


O urso-polar dá à luz os filhotes em tocas

As fêmeas dão à luz os seus filhotes dentro de tocas, onde ficam por volta de três meses. Os ursos-polares nascem com cerca de 600 gramas, cegos e com poucos pelos. Normalmente, quando saem da toca, já pesam entre 10 e 12 quilos. Esse peso é resultado de uma alimentação baseada em leite. Durante essa fase, a mãe se dedica completamente ao filhote. Há registros de fêmeas que ficaram até 8 meses sem se alimentar.

Após saírem da toca, os filhotes ainda não estão completamente independentes da mãe. É comum que o urso-polar fique com sua mãe até os dois anos de idade.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Peço ou pesso?
Média Harmônica
Por que choramos quando cortamos cebola?
Iluminismo Enciclopédia: Diderot e D'Alembert
Todas as vídeo aulas

Versão completa