Origem da vida

Big Bang: a teoria que explica a origem do Universo.

Desde os tempos mais remotos, nossa espécie busca compreender os processos ocorridos, em nosso planeta, que propiciaram o surgimento dos seres vivos. Por tal motivo, muitas hipóteses foram levantadas (e aceitas) até serem propostas outras, e também teorias que são adotadas até o presente momento. Vale lembrar que teoria, na Ciência, não significa uma mera especulação: é um conjunto de leis, ou seja, hipóteses confirmadas diversas vezes, por meio da observação e execução de experimentos. Logo, possui bastante credibilidade no meio científico, embora possa ser modificada ou mesmo substituída por outra, de acordo com novas informações que são descobertas.

A hipótese da geração espontânea, por exemplo, sugeria que os seres vivos surgiram a partir da matéria bruta, e foi aceita até meados do século 19. Muitos experimentos, como os de Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur foram capazes de provar que os seres vivos surgiram a partir de outros preexistentes, e não tal como a geração espontânea sugeria. A essa nova hipótese foi dado o nome biogênese.

Respondida a questão, a dúvida que permaneceu foi relativa ao surgimento do primeiro ser vivo. Para tal, novas hipóteses foram sugeridas e, dentre elas, a mais aceita na atualidade é a da evolução química, que diz que os seres vivos surgiram a partir da interação entre moléculas oriundas da matéria inanimada, aliada a fatores típicos da Terra primitiva, como calor extremo, tempestades e descargas elétricas.

Como se vê, novas descobertas sempre sugerem novas questões a serem respondidas!

Esta seção foi criada para que o leitor conheça um pouco sobre os processos que levaram cientistas a descartarem algumas e, ao mesmo tempo, aceitarem outras hipóteses; e tenha condições de ler e refletir sobre os aspectos inerentes às hipóteses e teorias que explicam, na atualidade, a história de nosso planeta, dos seres vivos, e da nossa própria espécie.

Fique por dentro!


Videoaulas relacionadas:

Por: Mariana Araguaia

Assista as nossas videoaulas:

Artigos de Origem da vida

Últimas Aulas

Raiz quadrada aproximada
Aldeídos
Qual é o papel da Física no combate à pandemia de COVID-19
O que é utopia?
Todas as vídeo aulas

Versão completa