Estruturas secretoras das plantas

As estruturas secretoras das plantas são estruturas capazes de liberar secreções importantes para o vegetal. Tricomas e hidatódios são exemplos dessas estruturas.

Glândulas digestivas produzem enzimas para garantir que a planta carnívora consiga digerir sua presa

As plantas apresentam algumas estruturas que garantem a secreção de substâncias para o meio externo ou, ainda, para o interior delas. Essas secreções apresentam as mais variadas funções para o vegetal e podem ser secretadas por estruturas individualizadas ou multicelulares. Essas estruturas são chamadas de estruturas secretoras.

De uma maneira geral, podemos classificar as estruturas secretoras em dois grandes grupos: as que secretam substâncias pouco modificadas ou não modificadas e as que secretam substâncias que foram por essas estruturas sintetizadas.

→ Estruturas que secretam substâncias pouco modificadas

As estruturas que secretam substâncias pouco ou até mesmo não modificadas são: hidatódios, glândulas de sal e nectários.

  • Hidatódios: estruturas localizadas na margem das folhas que eliminam substância de composição variada – desde água pura até soluções formadas por compostos orgânicos e inorgânicos. Essa eliminação de secreção pelos hidatódios é denominada gutação e ocorre apenas em situações especiais, como quando a umidade está alta e o local bem irrigado, por exemplo.

Leia também: Gutação


Gutação é o processo de eliminação de secreção pelos hidatódios

  • Glândulas de sal: típicas de plantas que vivem em ambiente salino, ajudam a evitar que os minerais se acumulem no tecido das plantas de maneira nociva. Um exemplo de local onde podemos encontrar plantas com essas glândulas são os mangues.

  • Nectários: secretam o néctar, que apresenta como importantes componentes a sacarose, glicose e frutose. Uma das funções dos nectários é garantir a atração de agentes polinizadores. Vale destacar que os nectários estão presentes em diversas partes do vegetal, podendo ser classificados quanto à posição em extrafloral e floral.

→ Estruturas que sintetizam as substâncias secretadas

As estruturas que secretam substâncias que foram sintetizadas por elas são várias, merecendo destaque os tricomas urticantes, as glândulas digestivas e os laticíferos.

  • Tricomas urticantes: produzem uma secreção capaz de desencadear uma reação alérgica. Essa secreção é eliminada quando o tricoma é tocado por algum organismo. Tal reação alérgica garante uma certa proteção para a planta, que passa a ser evitada por alguns herbívoros.

  • Glândulas digestivas: responsáveis por produzir enzimas digestivas. Elas são típicas de plantas carnívoras, que conseguem a digestão das presas graças à presença dessas enzimas.

Não deixe de conferir: Plantas carnívoras


Laticíferos garantem a produção do látex

  • Laticíferos: estruturas que garantem a produção do látex, produto que apresenta uma composição variável, dependendo da espécie estudada. Como exemplo de planta produtora de látex podemos citar a seringueira.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista as nossas videoaulas:

Artigos Relacionados

Últimas Aulas

Conectivos textuais
DNA | Ácidos Nucleicos
Força centrípeta
Edmund Husserl e a fenomenologia
Todas as vídeo aulas

Versão completa